25 de setembro de 2020

Ciência da Computação e TADS firmam parceria com empresa de desenvolvimento de software

Ciência da Computação e TADS firmam parceria  com empresa de desenvolvimento de software
Parceria prevê a realização do evento on-line Academy Coding, marcado para outubro e novembro

Os cursos de Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) firmaram parceria com a empresa Smartbreeder, de desenvolvimento de softwares no ramo da agricultura, para a realização do projeto Academy Coding.

“Esta parceria é uma excelente oportunidade para nossos alunos colocarem em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, agregar novos conhecimentos e o que é mais importante, ganhar experiência. Além disso, este projeto pode fornecer aos alunos uma grande visibilidade no mercado de trabalho”, destacou o coordenador dos cursos, Prof. Dr. André Mendes Garcia.

Academy Coding tem como objetivo desafiar os participantes a criar soluções de software para resolução de problemas do dia a dia de empresas, além de fomentar o aprimoramento de talentos técnicos de codificação de software, lógica de programação e interpessoais de alunos de graduação, e será realizado de forma totalmente on-line, por meio de chats, reuniões e lives entre os dias 10 de outubro e 14 de novembro.

“Durante a fase de codificação, cada candidato contará com orientações de um tutor indicado pela Smartbreeder, sendo que o tutor fará contato para agendar reuniões com duração máxima de até duas horas semanais podendo não ser consecutivas. Ao final do projeto, o candidato deverá ter o código desenvolvido publicado no GIT HUB e fazer uma apresentação de dez minutos para uma banca avaliadora a qual pontuará cada candidato elegendo os três melhores projetos para premiação”, explicaram os organizadores do evento.

A ideia é aprimorar o conhecimento e permitir que o candidato utilize sua codificação como parte de seu portfólio próprio de ferramentas de software, comprovando e atestando suas habilidades e, assim, facilitando sua entrada no mercado de trabalho.

As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira, 25, até o dia 5 de outubro pelo hotsite www.smartbreeder.com.br/academycoding, onde poderão ser acessados também o regulamento e mais informações sobre o evento. É importante lembrar que apenas alunos regularmente matriculados no 2º semestre de 2020 nos cursos de TADS e Ciência da Computação da UniFAI poderão se inscrever no projeto.

“Muitas empresas nos procuram para indicação de bons alunos, recebo toda semana e repasso a todos várias oportunidades de emprego, muitas vagas estão abertas, há uma carência muito grande pelo profissional qualificado de TI [Tecnologia da Informação]. Isto porque o mercado de trabalho de TI sempre foi e está cada vez mais aquecido. Nossa área, na contramão de muitos outros setores, durante este período de pandemia só cresceu, soluções tecnológicas são cada vez mais necessárias”, revelou o coordenador dos cursos de TI da UniFAI.

Premiação

Serão premiados os alunos responsáveis pelos três projetos de melhor classificação, conforme decidido pela Comissão Organizadora, seguindo os termos do regulamento do evento.

O candidato classificado em terceiro lugar receberá um smartwatch modelo Xiaomi Smartband Mi Band 3. O segundo lugar receberá como prêmio um smartwatch modelo Amazfit GTs.

Já o primeiro lugar terá direito a um tablet modelo Samsung Galaxy Tab A S Pen P205 e a uma vaga de estágio remunerado na Smartbreeder no valor de R$ 1 mil mensais, com duração mínima de seis meses.

“Desde muito tempo os cursos de TI [Tecnologia da Informação] da UniFAI [TADS e Ciência da Computação] trabalham em parceria com empresas da área, para que nossos alunos saiam da faculdade já com alguma experiência. Entretanto, esta é a primeira vez em que se formaliza no papel uma parceria robusta, com acompanhamento da empresa e a promessa de uma vaga de estágio remunerado”, recordou André Mendes.

A Empresa

 

A Smartbreeder é uma empresa de inteligência agronômica digital que trabalha para promover a sustentabilidade da agricultura de alta performance por meio de hardscience. Está focada nos resultados do produtor, oferecendo soluções que preveem e automatizam todo o processo de tomada de decisões e recomendam as melhores práticas de manejo, visando redução de custos, diminuição de perdas e aumento de produtividade.

Há mais de 15 anos no mercado, a empresa é pioneira agricultura 4.0 e digital farming, levando a transformação digital para a agricultura.

Hoje, a Smartbreeder é líder em Inteligência Agronômica Digital, e tem como objetivo aumentar a sustentabilidade no campo através de tecnologias, produtos, serviços e consultorias inteligentes que recomendam melhores práticas de manejo em cada talhão, unindo a cognição artificial à humana para capacitar e empoderar o produtor e gestor do futuro para agricultura da Era Agro 4.0.

Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da UniFAI, com duração de oito semestres (quatro anos), conta atualmente com cinco laboratórios didáticos de computação, utilizados para aulas práticas das disciplinas do curso, sendo três no Câmpus I e dois no Câmpus II. Cada laboratório conta aproximadamente com 25 microcomputadores de última geração.

O profissional de Ciência da Computação é capaz de desenvolver sistemas de informação, projetar e desenvolver metodologias de programação, desempenhar atividades relacionadas ao controle de qualidade, manipulação e operação dos aparelhos ou máquinas, programas de apoio ao usuário e aplicativos em geral.

TADS

Já o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), que tem duração de seis semestres (três anos), pretende formar profissionais capazes de desenvolver sistemas de informação específicos para os mais diversos setores da economia e da atividade humana.

O tecnólogo com esta formação desenvolve, analisa, projeta e implementa sistemas de informação. Possui capacidade para gerenciamento de equipes de TI, implantação e gerenciamento de redes de computadores, administração de bancos de dados. Possui conhecimento para programação de softwares em qualquer plataforma, ou seja, softwares convencionais para desktopwebsites, dispositivos móveis ou qualquer outra plataforma onde se utiliza softwares.

“O diferencial dos egressos dos nossos cursos de TI (TADS e Ciência da Computação) é que saem da faculdade com capacidade para trabalhar em qualquer área dentro da Tecnologia da Informação, seja desde desenvolvimento de softwares, gerenciamento de redes até cientista de dados. O que não acontece com quem faz um curso na área muito específico”, completou André Mendes.

Por Daniel Torres

Compartilhe esta notícia