CIEBP terá capacidade de receber até 2 mil alunos por dia

Em coletiva de imprensa realizada na manhã da última quarta-feira (20) o prefeito Márcio Cardim afirmou que a unidade de Adamantina do CIEBP (Centro de Inovação da Educação Básica Paulista) terá capacidade de receber até 2 mil alunos por dia. “E temos uma esperança muito grande de atingir essa quantidade”.
O programa está sendo implantado no município pela Secretaria Estadual de Educação por meio da Diretoria de Ensino da Região de Adamantina. Tem como finalidade potencializar a criação, o desenvolvimento, a avaliação e a disponibilização de métodos, práticas e tecnologias para atender aos desafios do ensino público contemporâneo.
A Prefeitura viabilizou a adequação de 10 salas disponibilizadas pela UNIFAI (Centro Universitário de Adamantina) onde será desenvolvido o CIEBP, no Campus I.
Para atender essa de manda de estudantes/visitantes, ainda segundo o chefe do executivo, o Governo do Estado já contratou 22 novos professores, que estão sendo capacitados para atuarem na unidade adamantinense.
“O aluno passará o dia todo aprendendo nos laboratórios. E para a UNIFAI será o melhor dos mundos, porque, além de ter uma mostra de profissões permanente no Campus I com o funcionamento do CIEBP, a estrutura servirá como vitrine para os futuros universitários”, contextualizou. E enfatizou; Somente 20 cidades do Estado terão o CIEBP. Para ter uma ideia, municípios como Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto não conseguiram. E Adamantina conseguiu! Então, o que vai acontecer naquela unidade? Poderemos trazer toda a região para cá”.
Cardim revelou também que apenas de recursos próprios do Município, nas adequações dos 10 laboratórios, o investimento está sendo de aproximadamente R$ 500 mil. Já a previsão de aporte pelo Estado é de mais de R$ 1 milhão para a aquisição dos equipamentos.
As obras nas salas estão em execução. E não há no momento uma data para a inauguração e início do funcionamento do CIEBP em Adamantina.
A unidade adamantinense contará com os seguintes espaços: Hub de inovação, computação na prática, programação descomplicada, estúdio, cultura digital, prototipagem e criatividade e prototipagem e fabricação digital.
Nestes ambientes os alunos, no contraturno escolar, irão experimentar liberdade para o aprendizado e colocará em prática sua criatividade idealizando projetos.
Fonte: Adamantina Net