CICOM 2025 debate inteligência artificial, criatividade e produção audiovisual na publicidade

Evento ocorrerá de 28 a 30 de abril no Câmpus II da FAI
O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Adamantina (FAI) realizará, de 28 a 30 de abril, o Ciclo de Comunicação em Publicidade e Propaganda (CICOM), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da instituição. O evento será realizado no Câmpus II da FAI, com atividades no Laboratório de Informática 6 e na sala 14 (miniauditório), ambos no Bloco IV.
Com o tema central voltado às transformações do mercado publicitário e às novas exigências técnicas e criativas da profissão, o CICOM é direcionado a alunos matriculados no curso, egressos e profissionais da área na cidade de Adamantina e região.
A programação inclui palestras e oficinas práticas, com convidados reconhecidos e atuantes no mercado:
- Palestra “AgencIA, transformação do mercado publicitário”, com o publicitário Alexandre Reibaldi, que discutirá as oportunidades e desafios trazidos pela Inteligência Artificial na criação e distribuição de campanhas. O palestrante é membro da Associação de Profissionais de Propaganda (APP Brasil), entidade que viabilizou sua participação no evento.
- Oficina de Edição de Vídeo, ministrada pelo publicitário Luiz Eduardo Maués Cunha, com foco em técnicas práticas de montagem audiovisual para impactar o público por meio de sons e imagens.
- Oficina de Criação de Slogan: “Ideias que viram palavras, palavras que viram marcas”, com o designer gráfico Pedro Henrique Ataliba Nogueira da Cunha, que conduzirá os alunos por uma jornada criativa para a construção de mensagens fortes e memoráveis no contexto do branding.
A realização do CICOM 2025 visa desenvolver habilidades técnicas e criativas nos alunos, especialmente nas áreas de edição de vídeo, produção textual publicitária e aplicação de tecnologias emergentes, além de ampliar a compreensão sobre os desafios contemporâneos do mercado de trabalho na área da comunicação.
“Eventos como o CICOM são fundamentais para atualizar nossos estudantes em relação às tendências do setor, aproximá-los de profissionais atuantes e promover vivências que complementam a formação acadêmica com experiências práticas”, destaca a coordenadora do curso, Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges, que organizou o evento com o apoio da Prof.ª Me. Ana Laís Ferracini e dos alunos do 2º ano, dentro da disciplina de Planejamento e Produção de Eventos.
O evento também conta com a parceria da APP Brasil e da agência AUDI Comunicação, de Presidente Prudente, que disponibilizaram profissionais para colaborar na condução das oficinas de vídeo e slogan, reforçando o vínculo entre a academia e o mercado publicitário, além de promover o intercâmbio entre estudantes e profissionais atuantes da área.
Por Ieda Borges
Revisão de Priscila Caldeira