30 de maio de 2023

Centro Universitário de Adamantina tem inscrições abertas para bolsas de iniciação científica de nível médio

Centro Universitário de Adamantina tem inscrições abertas para bolsas de iniciação científica de nível médio
Inscrições para PIBIC-EM seguem disponíveis até 4 de junho e devem ser realizadas pelo professor orientador via Central Docente

Com objetivo de incentivar estudantes do ensino médio a participar de pesquisas científicas ou tecnológicas, o Centro Universitário de Adamantina, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), tem inscrições abertas até o dia 4 de junho para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica de nível médio (PIBIC-EM), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A submissão da proposta será realizada pelo professor orientador, responsável pelo projeto, exclusivamente, pela Central Docente, na aba da PROPPG, por meio do site institucional. A divulgação dos aprovados ocorrerá em 7 de julho.

De acordo com o edital nº 16/2023,  serão atribuídas bolsas no valor de R$300 aos estudantes participantes por 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por igual período dependendo de liberação de cota pelo CNPq, e a atribuição de duas horas/aula para professores orientadores do PIBIC-EM, durante o período de desenvolvimento da pesquisa.

É obrigatório o vínculo do professor orientador de projetos que envolvam estudantes do PIBIC-EM/CNPq ao Centro Universitário de Adamantina. A coorientação será de responsabilidade de um docente vinculado à instituição de ensino médio.

“O professor orientador deverá direcionar o aluno quanto ao cadastramento dos projetos na PROPPG, acompanhar o cronograma de pesquisa, auxiliar o estudante na preparação dos relatórios parcial e final, e incentivá-lo a participar dos Congressos de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro Universitário de Adamantina”, afirma o edital.

A concessão da bolsa PIBIC-EM/CNPq compreenderá as análises do currículo Lattes do orientador, do desempenho escolar do estudante, e do projeto de pesquisa nos quesitos de fundamentação teórica, delineamento metodológico e cronograma de execução.

 

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia