Centro Universitário de Adamantina tem inscrições abertas para bolsas de iniciação científica de nível médio
Inscrições para PIBIC-EM seguem disponíveis até 4 de junho e devem ser realizadas pelo professor orientador via Central Docente
Com objetivo de incentivar estudantes do ensino médio a participar de pesquisas científicas ou tecnológicas, o Centro Universitário de Adamantina, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), tem inscrições abertas até o dia 4 de junho para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica de nível médio (PIBIC-EM), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A submissão da proposta será realizada pelo professor orientador, responsável pelo projeto, exclusivamente, pela Central Docente, na aba da PROPPG, por meio do site institucional. A divulgação dos aprovados ocorrerá em 7 de julho.
De acordo com o edital nº 16/2023, serão atribuídas bolsas no valor de R$300 aos estudantes participantes por 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por igual período dependendo de liberação de cota pelo CNPq, e a atribuição de duas horas/aula para professores orientadores do PIBIC-EM, durante o período de desenvolvimento da pesquisa.
É obrigatório o vínculo do professor orientador de projetos que envolvam estudantes do PIBIC-EM/CNPq ao Centro Universitário de Adamantina. A coorientação será de responsabilidade de um docente vinculado à instituição de ensino médio.
“O professor orientador deverá direcionar o aluno quanto ao cadastramento dos projetos na PROPPG, acompanhar o cronograma de pesquisa, auxiliar o estudante na preparação dos relatórios parcial e final, e incentivá-lo a participar dos Congressos de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro Universitário de Adamantina”, afirma o edital.
A concessão da bolsa PIBIC-EM/CNPq compreenderá as análises do currículo Lattes do orientador, do desempenho escolar do estudante, e do projeto de pesquisa nos quesitos de fundamentação teórica, delineamento metodológico e cronograma de execução.
Por Priscila Caldeira