A partir do próximo mês (abril) Adamantina poderá iniciar oficialmente o funcionamento do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista, implantado anexo ao Campis I da FAI. A informação foi passada ao prefeito Márcio Cardim durante recente visita na sede da Secretaria Estadual de Educação, em São Paulo.
Para receber o órgão estadual, foram executadas reformas e adequações em 10 salas, cujas obras já estão concluídas desde dezembro passado.
O aporte financeiro previsto pelo Estado para equipar o Centro de Inovação é de R$ 1 milhão, enquanto o investimento do município foi de R$ 450 mil.
A unidade adamantinense contará com 7 espaços: Hub de inovação, computação na prática, programação descomplicada, estúdio, cultura digital, prototipagem e criatividade e prototipagem e fabricação digital. Nestes ambientes os alunos, no contraturno escolar, irão experimentar liberdade para o aprendizado e colocará em prática sua criatividade idealizando projetos.
Além de todas as escolas municipais, o CIEBP receberá alunos das 33 unidades instaladas nos 22 municípios subordinados à Diretoria de Ensino da Região de Adamantina.
O Centro de Inovação da Educação Básica Paulista será utilizado como meio de potencializar a criação, o desenvolvimento, a avaliação e a disponibilização de métodos, práticas e tecnologias para atender aos desafios do ensino público contemporâneo.
Apesar da projeção de funcionamento em abril, a data da inauguração ainda não foi definida.
Fonte: Folha Regional