Os casos de dengue têm aumentado significativamente no Brasil e no mundo nos últimos anos, com crescimento exponencial de registros e contágios. Em Adamantina, de acordo com informações da nova secretária da Saúde, Elisabete Cristina Jacomasso Marquetti, desde o início de janeiro, cerca de 14 dias, foram confirmados 37 casos positivos e registradas 4 novas notificações.
Em entrevista concedida ao Jornal do Meio-Dia, a secretária destacou a importância da intensificação das inspeções em quintais e residências, reforçando a necessidade de colaboração dos moradores. Ela também alertou sobre a autorização das equipes de saúde para realizarem as vistorias nos imóveis, ação essencial para eliminar focos do mosquito e conter o avanço da doença.
Em 2024, o município já notificou aproximadamente 1.088 casos suspeitos de dengue, sendo 164 deles confirmados por meio de exames laboratoriais.
Incorporada ao Programa Nacional de Imunizações no final de 2023, a vacina Qdenga está disponível gratuitamente pelo SUS em alguns municípios para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue, depois dos idosos. O imunizante, no entanto, ainda não foi liberado pela Anvisa para pessoas com mais de 60 anos.