31 de dezembro de 2021

Casos da Covid-19 têm alta nesta semana na região e deixam autoridades em alerta

Casos da Covid-19 têm alta nesta semana na região e deixam autoridades em alerta
Prefeito de Dracena fixou nesta quinta-feira (30) novo decreto com medidas restritivas.

Depois de um período de estabilidade nos casos da Covid-19, cidades da Nova Alta Paulista voltaram a conviver, sobretudo nesta semana, com novas altas de casos confirmados e moradores com a doença ativa, em período de transmissão.

O SIGA MAIS levantou o quadro epidemiológico desta semana em quatro cidades da região. Em Adamantina, conforme o boletim divulgado na segunda-feira (27), eram 4.201 casos registrados desde o início da pandemia e 3 casos ativos em moradores locais.  Nesta quinta-feira são 4.228 casos confirmados (27 novos registros), e 27 moradores com a doença ativa.

Em Lucélia, na segunda-feira eram 2.093 casos da doença com 7 moradores em quarentena. Nesta quinta-feira são 2.152 registros da doença (59 novas inclusões) e 64 moradores com a doença ativa.

Em Osvaldo Cruz eram 4.608 casos na segunda-feira e nesta quinta são 4.630 (22 novas inclusões).

Já em Dracena, de segunda-feira até hoje a Vigilância Epidemiológica informou que foram confirmados 85 novos casos positivos de Covid-19.

Dracena edita decreto e amplia restrições

Em Dracena, o prefeito André Lemos assinou o Decreto 7.540, nesta quinta-feira, que dispõe sobre a atualização de medidas de enfrentamento à Covid-19 e o uso de pulseiras de identificação de suspeitos e positivados com a doença. “A medida do chefe do Executivo se deve à preocupação do momento com o aumento de casos de covid no município de Dracena”, divulgou o poder público municipal. “Tal ação para o prefeito é necessária, visando com que não se instale um caos no sistema público de saúde na cidade, até mesmo porque Dracena é sede regional e, por sua vez responsável pelo atendimento por meio da Santa Casa local de todas as demais localidades vizinhas e, sem falar nas pessoas que estão visitando o município”, continua o poder público.

A Prefeitura de Dracena também solicitou apoio da Polícia Militar na fiscalização e controle das aglomerações urbanas e festas de final de ano no município.

Adamantina adia show que ocorreria no domingo

Nesta quarta-feira (29) a Prefeitura de Adamantina anunciou a decisão por adiar o show “O Pôr do Som”, que ocorreria neste domingo (2), a partir das 18h30, no Parque dos Pioneiros, com o grupo Estilo Atrevido.

A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo local, seria em celebração ao Ano Novo. A nova data será divulgada em breve.

De acordo com o comunicado da Prefeitura, a decisão pelo adiamento da atividade acolheu recomendação técnica do Comitê de Contingenciamento da Covid-19. A nota não detalha a motivação, mas pode ter relação com a alta de casos da Covid-19, nos últimos dias, na cidade e região.

Ômicron está em 2,5% das amostras de covid-19 sequenciadas em SP

A presença da variante Ômicron em São Paulo aumentou 12 vezes em uma semana, aponta boletim epidemiológico da Rede de Alertas das Variantes do SARS-CoV-2, produzido pelo Instituto Butantan, publicou nesta quarta-feira a Agência Brasil. A participação da cepa no total de amostras do vírus da covid-19 sequenciadas no estado, entre os dias 4 e 11 de dezembro, passou de 0,2% para 2,5%. O boletim analisa o aumento, a estabilização ou a diminuição da incidência dos casos positivos por semana epidemiológica.

No período analisado foram sequenciadas 367 amostras provenientes dos 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS) paulistas. Foram identificados mais oito casos de Ômicron na Rede de Alertas. Na semana anterior, a variante havia aparecido pela primeira vez no monitoramento. Até o dia 11, que corresponde à 49º semana epidemiológica, a variante Delta continua predominante em São Paulo. Ela representa 97% das amostras, seguida pela Ômicron e pela Gama, a qual aparece em 0,5% das amostras.

De acordo com o Butantan, Ômicron, Delta e Gama são exemplos de variantes de preocupação, tendo em vista que são “consideradas mais transmissíveis e com maior risco de causar agravamentos e mortes do que a cepa original do vírus SARS-CoV-2”.

Por região

Na Grande São Paulo, a Delta continua predominante, tendo aparecido em 93,1% das 130 amostras. A Ômicron representa 5,4%. Em Ribeirão Preto e região, a Delta está em 97,9% das amostras e a Ômicron em 2,1%. Foram sequenciadas 49 amostras. Em São José do Rio Preto e região, a Ômicron foi identificada na única amostra sequenciada.

O boletim mostra ainda que foram identificadas 40 variantes do SARS-CoV-2 circulantes no estado de São Paulo e a incidência da Delta é predominante desde a 33ª semana epidemiológica. Na 49ª semana epidemiológica, a incidência do vírus estava em diminuição em 11 dos 17 DRS do estado de São Paulo.

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês