No último final de semana, a represa Laranja Doce em Martinópolis sediou o Encontro de Angoleiros, um evento que reuniu capoeiristas e entusiastas da cultura afro-brasileira em uma celebração de resistência e tradição. A iniciativa foi organizada pela Escola de Capoeira Os Angoleiros do Sertão. Adamantina participou do evento com a Casa Afro e membros da Associação GangaZumba.
A programação incluiu oficinas e rodas de capoeira e, samba de roda, jantar comunitário, forró e a Festa do Rei Roubado que é uma manifestação cultural que remonta ao período colonial e simboliza a resistência dos povos africanos à escravidão. Ela é realizada nas ruas da comunidade, essa ação recebe o nome de cortejo.
De acordo com Daniel Angria, que acompanhou a delegação no evento e assumiu a supervisão da Casa Afro Brasil Adamantina, a realização do evento fortalece a valorização da identidade afrodescendente.
“A Festa do Rei Roubado é uma lembrança viva da luta e resistência dos nossos ancestrais. Esses encontros são fundamentais para manter nossa cultura viva e acessível às novas gerações”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Imprensa