1 de março de 2022

Carreta do Programa Mulheres de Peito disponibiliza exames gratuitos de mamografia em Osvaldo Cruz

Carreta do Programa Mulheres de Peito disponibiliza exames gratuitos de mamografia em Osvaldo Cruz
As imagens capturadas nos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), que emite laudos à distância, em São Paulo (SP).

Mulheres com idade a partir dos 35 anos poderão realizar gratuitamente exames de mamografia na carreta-móvel do Programa Mulheres de Peito, entre os dias 1º e 15 de março, em Osvaldo Cruz (SP).

A iniciativa do governo estadual visa a prevenir precocemente o câncer de mama. Instalada na antiga estação da Fepasa (ao lado do Terminal Rodoviário), a carreta funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Haverá distribuição de senhas a partir das 8h para atendimento no mesmo dia. Ao todo, serão realizados 50 exames diariamente e, aos sábados, 25.

Para realizar o exame, mulheres de 50 a 69 anos devem apresentar apenas o RG e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Já as pacientes de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam levar pedido médico, RG e o cartão do SUS. O pedido pode ser solicitado com as enfermeiras dos postos de saúde dos bairros.

As imagens capturadas nos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), da Secretaria Estadual de Saúde, que emite laudos à distância, em São Paulo (SP). O resultado sai em até dois dias após a realização do exame.

Importância da mamografia

 

A mamografia é capaz de identificar alterações suspeitas de câncer, ou seja, em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

No Brasil, o câncer de mama é o segundo mais comum entre a população feminina, representando uma das principais causas de morte.

O Programa Mulheres de Peito funciona em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi).

A unidade móvel conta com mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais e impressoras, além de uma equipe multidisciplinar.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia