9 de abril de 2019

Capacitação do PMVA tratou sobre Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar e Uso do Solo

Capacitação do PMVA tratou sobre Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar e Uso do Solo
Foto - Secretários João Vitor Marega e Luciana Pereira, o engenheiro ambiental e interlocutor William Bachega e o coordenador estadual do PMVA, José Walter Figueiredo.

A Prefeitura de Adamantina, representada pelos secretários João Vitor Marega e Luciana Pereira e pelo engenheiro ambiental e interlocutor, Wiliam Bachega, participaram de mais uma oficina do Programa Município VerdeAzul (PMVA).

Desta vez, a capacitação que aconteceu na cidade de Tupi Paulista, tratou sobre os temas Biodiversidade (BIO), Gestão das Águas (GA), Qualidade do Ar (QA) e Uso do solo (US).

Cada Diretiva do VerdeAzul é composta por um número de tarefas. BIO tem 8 tarefas, GA tem 9 tarefas, QA tem 9 tarefas, US tem 9.
A equipe do PMVA estadual disponibilizou o material e cada grupo copiou, leu e analisou todas as tarefas. Ao concluir a análise, todos os participantes dos quatro grupos ponderaram as tarefas e fizeram apresentações. A coordenação do PMVA, na pessoa do José Walter, foi a moderadora da atividade esclarecendo dúvidas e emitindo opinião.

Um dos objetivos do PMVA é estimular o poder público municipal a instituir Estruturas de Meio Ambiente e disponibilizar corpo técnico para receber capacitação, buscando sempre o Desenvolvimento Sustentável.

Hoje o Estado de São Paulo conta com 601 (93%) municípios com Estruturas de Meio Ambiente, um avanço incrível já que, em 2007, eram apenas 189 (29,30%).

O PMVA incentiva a realização de “tarefas” que permeiam os aspectos econômicos, sociais e culturais, sempre fazendo com que a variável ambiental faça parte dos projetos e do planejamento municipal, melhorando assim, a qualidade de vida do paulista.

A Certificação não é o objetivo do PMVA, mas, sim, consequência daquilo que foi feito naquele ano, fruto de vontade política, competência, participação da população e conhecimento técnico.

Assessoria de Imprensa

Redação – Kako de Oliveira

Compartilhe esta notícia