12 de novembro de 2020

Campanha contra febre aftosa segue até o final do mês

Campanha contra febre aftosa segue até o final do mês
Após a vacinação, órgão oficial de Defesa Agropecuária deve ser comunicado

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), informa que segue até o dia 30 de novembro a vacinação contra a febre aftosa. Todo criador de bovinos deve vacinar os seus animais, incluindo os bezerros.

Ao adquirir a vacina, em uma loja de produtos agropecuários, o comprador deve exigir a nota fiscal, pois a mesma será necessária para a comunicação da vacinação junto a Defesa Agropecuária.

Para retirar a vacina da loja, o pecuarista deve levar um isopor com três partes de gelo, pois essa medida irá garantir que a vacina permaneça na temperatura ideal que varia de 2 a 8ºC.

Após vacinar o gado, o criador deve comunicar o órgão oficial de Defesa Agropecuária com a nota fiscal, a ficha de certificação de vacinação contra a febre aftosa, o CPF e a quantidade de animais de responsabilidade do criador.

Sobre a Febre Aftosa – A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa e se espalha rapidamente. Os sintomas nos animais são: febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas, eles isolam dos outros animais, babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber.

A doença é transmitida através de um vírus que está presente na saliva, no líquido das aftas, no leite e nas fezes dos animais doentes.

Em caso de sintomas nos animais, o serviço veterinário deve ser comunicado, pois o mesmo fará a inspeção no animal e tomará as providências necessárias. A vacinação é fundamental para a erradicação e prevenção da doença.

Qualquer animal ou pessoa que tenha contato com essas fontes de infecção passa a ser um meio de transmissão para outros rebanhos. A transmissão para humanos é raríssima.

Por: Natacha Dominato

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês