30 de abril de 2025

Câmara Municipal de Adamantina Aprova Criação do “Dia do Escritor Adamantinense”

Câmara Municipal de Adamantina Aprova Criação do “Dia do Escritor Adamantinense”

 

Em uma importante conquista para a cultura local, a Câmara Municipal de Adamantina aprovou, nesta segunda-feira (28), o Projeto de Lei nº 017/2025, que institui o Dia do Escritor Adamantinense, a ser comemorado anualmente em 25 de julho. A data, agora incluída oficialmente no Calendário Municipal de Eventos, visa valorizar os escritores da cidade, incentivar a produção literária e fomentar o hábito da leitura entre os adamantinenses. O projeto foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores da Casa.

A proposta é de autoria do vereador Professor Daniel Fabri e surgiu a partir de sugestões feitas por escritores da cidade durante o 1º Encontro de Escritores Locais, realizado em 30 de novembro de 2024. O projeto também foi construído em diálogo com o Conselho Municipal de Cultura, por meio de sua presidente Izabel Castanha Gil, que apoiou a iniciativa e fortaleceu sua importância junto ao poder público.

A escolha do dia 25 de julho faz referência ao Dia Nacional do Escritor, promovendo assim um elo simbólico com a valorização da literatura em âmbito nacional. A aprovação do projeto coincide com a realização da 1ª Semana Literária de Adamantina, que contou com três peças de teatro inspiradas na 1ª Antologia de Contos e Crônicas Regionais, rodas de conversa e encontros entre autores e leitores, como o realizado na Biblioteca Municipal Jurema Citeli, reunindo escritores locais e convidados. Nesta semana aconteceu também o 1º Encontro Regional de Escritores, com o intuito de estreitar conexões culturais e literárias entre as cidades da Nova Alta Paulista e de outras regiões do estado.

Em sua justificativa, o vereador Daniel Fabri destacou que a literatura desempenha um papel essencial na construção da identidade cultural do povo adamantinense, reconhecendo os autores que, com suas obras, contribuem para a história, a reflexão social e a criatividade da população. Segundo ele, “a criação do Dia do Escritor Adamantinense fortalece o compromisso da cidade com a cultura e incentiva novas ações como saraus, feiras literárias e lançamentos de livros”.

Com a sanção da lei, Adamantina dá um passo importante no reconhecimento e valorização de seus talentos literários, consolidando-se como um espaço de promoção da leitura e de incentivo à escrita.

Compartilhe esta notícia