8 de maio de 2020

Câmara aprova Lei proposta pela UniFAI que concede desconto de 20% nas mensalidades de maio e junho

Câmara aprova Lei proposta pela UniFAI que concede desconto de 20% nas mensalidades de maio e junho

Ação é mais uma medida tomada pela Reitoria para enfrentar os desafios da pandemia de Covid-19

A Câmara Municipal de Adamantina aprovou o Projeto de Lei nº 3978/2020, de iniciativa do reitor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, enviado ao Legislativo pelo prefeito Márcio Cardim (DEM), que permite a concessão de desconto sobre as mensalidades e semestralidades cobradas durante o período de calamidade pública decretada em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Preocupada com a realidade das dificuldades financeiras impostas pelo período de distanciamento social às famílias dos universitários, a Reitoria da UniFAI decidiu propor ao Poder Executivo autorizar a concessão de desconto de 20% sobre o valor das mensalidades dos meses de maio e junho de 2020, que foi aprovado. A decisão permite ao aluno que tenha quitado a semestralidade requerer o reembolso proporcional do desconto a que teria direito.

O novo direcionamento prevê, ainda, não haver incidência de juros moratórios e de multa contratual, decorrentes do inadimplemento, se as mensalidades correspondentes a maio e junho forem quitadas até o último dia útil dos respectivos meses. A ideia é que as despesas decorrentes da execução dessa Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

As mensalidades com vencimento em 10 de maio serão prorrogadas para o dia 13, quarta-feira.

O ressarcimento dos descontos de 20% de mensalidades pagas integralmente referentes a maio e junho será feito através de depósito bancário ou cheque. Para isso, o aluno deverá fazer a solicitação via Central do Aluno a partir do dia 13 de maio.

Ações
Desde o início das ações de combate ao avanço da pandemia no Brasil, nas primeiras semanas de março, a Reitoria da UniFAI tem tomado uma série de medidas em consonância com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, que visam proteger seus alunos, docentes e servidores em relação à exposição ao vírus e, ao mesmo tempo, atenuar suas consequências tanto na prestação do serviço acadêmico quanto na saúde financeira da Instituição.

É importante lembrar que, mesmo com a ausência das aulas presenciais desde o dia 17 de março, atividades acadêmicas continuaram a ser disponibilizadas aos alunos a distância, por meio da Central do Aluno, no Portal da UniFAI.

Em um primeiro momento, a UniFAI decidiu auxiliar os alunos que não conseguirem manter em dia as mensalidades do primeiro semestre de 2020 em razão do impacto das medidas de contenção à pandemia, com a possibilidade de, no ato da rematrícula do segundo semestre, dividir o saldo devedor em até 18 prestações.

Outra medida tomada, após o anúncio do prolongamento da quarentena determinado pelo Governo do Estado de São Paulo, foi a antecipação das férias de julho para o período de 13 a 30 de abril.

Frente a isso, a Reitoria imediatamente determinou os estudos junto à Procuradoria Geral da UniFAI e à Divisão Financeira para chegar, com o devido planejamento, a uma proposta equilibrada e responsável que permitisse a concessão de desconto nas mensalidades e semestralidades em benefício dos estudantes universitários e sem prejuízos em curto e médio prazos ao caixa da Instituição.

 

Por Daniel Torres

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês