Alunos do 1º termo do curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizaram uma visita técnica no último dia 26 de março à Cafeicultura Eldorado, no Bairro do Pavão, na zona rural de Adamantina. A atividade foi organizada pela coordenação do curso de Agronomia e acompanhada dos docentes Prof. Dr. José Carlos Cavichioli, Prof.ª Dra. Eliana Cristina Generoso Konrad e Prof.ª Ma. Josiane Lourencetti.
Os alunos e professores foram recepcionados pelo sócio-proprietário Edson Frasson Teixeira, que falou sobre os motivos que trouxeram a empresa para Adamantina. Ele explicou que o município tem condições edafoclimáticas parecidas com a região de origem do café robusta (Coffea canephora), na África, além das raízes da família estarem ligadas ao município.
O empresário mostrou a importância de se manter um padrão de qualidade do campo ao processamento, citando que esse café sempre chega em formato de grãos aos clientes e que o produto é moído na hora da extração do espresso. Falou sobre o preparo do blend, que carrega conhecimento, pesquisa e amor para uma experiência sensorial marcante.
Os grãos, que colhidos, secados e beneficiados no estágio certo de maturação, concentram acidez, sacarose, óleos, aromas e sabores na medida certa. “O nosso blend está intimamente ligado à ideia de acolher e cativar. Para chegar a ele, mais de 40 variedades de café originárias de diversas regiões produtoras no mundo foram selecionadas”, explicou Edson Teixeira.
No ano de 2008, iniciou-se uma parceria público-privada com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Agência Paulista Tecnologia Agronegócios (APTA) Regional de Adamantina para plantio e acompanhamento da área experimental de produção de mudas.
Atualmente a Cafeicultura Eldorado produz mudas adequadas para as condições climáticas da região da Alta Paulista e fornece para produtores independentes de diversos municípios.
O sócio-proprietário ainda explicou sobre construção de máquinas para extração dos aromas e sabores do café espresso natural, sobre a produção de café verde para compor os blends especiais de café torrado em grãos, a produção de microtorradores para entregar café torrado fresco a consumidores finais e sobre o projeto de integração de cafeicultores independentes no processo de produção de cafés especiais do grão à xícara.
Na sequência, o engenheiro agrônomo e de alimentos, João Paulo Figueiredo, apresentou algumas amostras de café arábica e de robusta, destacando as principais diferenças entre estas espécies. João explicou aos visitantes o processo de armazenamento dos grãos e apresentou os silos da empresa assim como, os cuidados a serem observados para manter a qualidade desses grãos.
Os processos de torrefação e empacotamento do café foram explicados por André Tiveron Teixeira. A etapa da torra é fundamental para transformar o café em uma bebida de boa qualidade, ou seja, uma bebida encorpada, doce, de cor caramelo e que deva ser apreciada por qualquer bebedor de café. Para que isso ocorra, devem ser observados o tempo de torra e a temperatura.
Para finalizar a visita, o engenheiro João Paulo levou a equipe para visitar a lavoura de café robusta e do viveiro de produção de mudas de café.
“Nós, da Cafeicultura Eldorado e Treviolo Café, agradecemos a visita dos responsáveis e alunos da UniFAI, pelo envolvimento de todos com o projeto do grão à xicara uma vez que o Café Espresso Natural é o resultado do compartilhamento, intimidade e amizade”, finalizou Edson.
A coordenação do curso de Agronomia agradece a equipe da Cafeicultura Eldorado e Treviolo Café pela recepção, explicação e oportunidade de conhecer as instalações dessa empresa. Esse tipo de atividade e intercâmbio é de fundamental importância para a formação técnica dos futuros engenheiros agrônomos.
Por Prof. Dr. José Carlos Cavichioli
Revisado por Daniel Torres