29 de outubro de 2020

Bibliotecas virtuais da UniFAI registram mais de 5 mil acessos em seis meses

Bibliotecas virtuais da UniFAI registram mais de 5 mil acessos em seis meses
Plataformas de pesquisa on-line nas áreas jurídica e de saúde constituem significativas ferramentas no processo de aprendizagem

O ensino remoto emergencial, imposto pela pandemia, também modificou a forma de acesso a livros e publicações no processo de aprendizagem. O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) disponibiliza aos estudantes duas bibliotecas virtuais. Uma das plataformas on-line de pesquisa é na área jurídica, a Revista dos Tribunais (RT), e em saúde, a página da biblioteca virtual denominada “Minha Biblioteca”.

De 20 de abril a 16 de outubro deste ano, a página da “Minha biblioteca” foi acessada 5.148 vezes por dispositivos como Chrome, Safari, Firefox e outros.

“Cresce diariamente o número de estudantes conectados ao mundo virtual, sendo necessária uma adaptação das bibliotecas para possibilitar acesso rápido à informação, desta forma, colaborando para o processo de aprendizagem”, afirma a bibliotecária da UniFAI, Janaína de Oliveira Varjão.

A servidora explica que o termo biblioteca virtual é utilizado para obras avulsas (livros). No caso da Revista dos Tribunais, que está disponível também na Central do Aluno e do Docente, estão incluídos títulos de periódicos editados pela RT, jurisprudências, súmulas e notícias atualizadas da área.

A 22ª semana de 2020, de 24 a 30 de maio, foi a que mais apresentou engajamento dos alunos da área de saúde quanto à utilização da “Minha Biblioteca” com 484 marcações do material on-line, além de quatro anotações na plataforma, o que totalizou 507 sessões.

“Muitos são os benefícios na contratação de bibliotecas virtuais, tais como a diminuição de custos básicos, como manutenção e  atualização do acervo; mobilidade, estudantes e professores podem acessar a informação de qualquer lugar do mundo e na hora que desejar, por meio de computadores, tabletsnotebooks e smartphones; acesso simultâneo a todos os alunos e professores, acabando com filas de espera e preocupação com disponibilidade de um livro; preservação do material, evitando os prejuízos causados pelo manuseio e condições climáticas, a instituição economiza na reposição de livros danificados”, aponta Janaína.

A UniFAI também oferta uma plataforma para acesso das normas ABNT, a Target GEDWeb, disponível na Central do Aluno e do Docente como as demais.

Empréstimos durante a pandemia

Para realizar empréstimos de livros físicos, o estudante deve enviar sua solicitação por e-mail ([email protected]), conforme o manual elaborado pela biblioteca enviado aos alunos e docentes no mês de junho.

No ato do empréstimo, deverá ser mantido o distanciamento demarcado no chão. O atendimento será realizado do lado de fora da porta da biblioteca, mediante apresentação de documento com foto.

Na devolução, o material permanece em quarentena por cinco dias. “Somente no sexto dia retorna à estante ou poderá ser emprestado novamente”, explica

 

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia