Uma das mais famosas bandas marciais da região se prepara para voltar suas atividades. A BAMAD (Banda Marcial de Adamantina) está com inscrições abertas para jovens de ambos os sexos acima dos 10 anos de idade.
Os interessados devem procurar a Biblioteca Pública Municipal em qualquer dia da semana ou a sede da banda que fica na Escola Municipal de Artes (localizada na avenida Capitão José Antônio de Oliveira, 374), às segundas, quartas e sextas-feiras no período da manhã.
Sob o comando do maestro Valter Negrini, a BAMAD é uma das bandas mais atuantes na região com cerca de 30 apresentações durante o ano, sempre inovando com um repertório variado do clássico ao popular. Entre as apresentações estão desfiles de comemorativos, formaturas, concertos, abertura de eventos esportivos, recepção de autoridades, entre outros.
Com suas atividades paralisadas por quase um ano por conta da pandemia, a BAMAD conta com cerca de 60 integrantes no grupo principal e atende cerca de 70 crianças e adolescentes na escola de formação.
São vagas para instrumentos de sopro (trompete, trombone, tuba, bombardino) e percussão (bateria, caixa, bumbo, xilofone, etc.). Na área de dança podem se inscrever para corpo coreográfico, comissão de frente e balizas.
Para participar não é necessário ter instrumento e nem conhecimento em música ou dança. A participação é gratuita, incluindo material, instrumentos e uniformes.
Orquestra de Viola
A Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina anuncia a abertura de vagas para aulas gratuitas de viola caipira e Orquestra Adamantinense de Viola Caipira.
As aulas para iniciantes acontecem toda segunda-feira às 17h, 18h e 19h. O projeto disponibiliza aos alunos todo o material necessário, incluindo o instrumento.
O ensaio geral da Orquestra Adamantinense de Viola Caipira é realizado toda segunda-feira às 20h na Escola Municipal de Artes. Na orquestra não há um limite de membros, mas é fundamental que os interessados tenham domínio do instrumento proposto.
A participação é gratuita e os interessados devem efetivar sua inscrição durante os horários de aulas e ensaios ou na Biblioteca Pública Municipal.
Atualmente, a orquestra conta com 40 integrantes que apresentam grandes clássicos da música sertaneja de raiz com formação variada. A base é composta por viola caipira, porém ela conta com violões, contra baixo, percussão e está aberta a qualquer tipo de instrumento.
Para saber mais os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina pelo telefone (18) 3522-2243 ou diretamente com o maestro pelo número (18) 99707-2802.
A volta
Para o secretário municipal de cultura e turismo de Adamantina, Sérgio Vanderlei, a Cultura terá grande importância no pós-pandemia. “Precisaremos voltar a dar alegria às nossas crianças, jovens e adultos. O convívio e a prática de alguma atividade cultural serão demasiadamente importantes nesse processo”.
Fonte: Siga Mais