As aulas de yoga oferecidas pelo Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) do Centro Universitário de Adamantina têm proporcionado resultados positivos à comunidade acadêmica, o que vem sendo demonstrado pela frequência dos participantes ao longo do ano.
De acordo com a instrutora de yoga e docente da FAI, Prof.ª Dra. Gabriela Toloi, houve uma frequência significativa de 23 participantes durante todo o semestre.
“Temos um grupo grande e forte de praticantes efetivos com presença há mais de um ano junto às aulas de yoga. As práticas ocorrem às terças-feiras, às 17h, e às quintas-feiras às 11h30, com duração de 1h20. A turma das 7h se encerrou, porém os alunos foram remanejados para outros horários”, afirma.
O objetivo é oferecer aos participantes a busca por um estado de bem-estar físico, mental e psíquico: “Percebe-se que o envolvimento dos alunos com a filosofia do yoga vai ao encontro de um dos objetivos principais do SAPP, a busca pelo equilíbrio e bem-estar”.
Praticante assídua, a Prof.ª Dra. Marceli Moço Silva relata que a prática de yoga gera conhecimento e consciência corporal. “A insistência em conseguir determinadas posições é análoga à persistência pela vida e superar as dificuldades do dia a dia. Quando fazemos a prática não é possível pensar em mais nada, somente naquele momento, isto torna tudo ainda melhor, pois a mente fica voltada para nós mesmos e não para o mundo ao redor”, avalia.
A servidora técnico-administrativa, Maria Aparecida Alves Nunes Delatore, participa das práticas de yoga desde o início da oferta pelo SAPP. Ela afirma achar muito importante pelo fato de trabalhar alongamento, postura e equilíbrio. “Para mim proporciona bem-estar e superação a cada prática”, relata.
Para Dimas Marques dos Santos, escriturário que atua na secretaria do bloco 4 no Câmpus 2, o SAPP oferecer aulas de yoga aos servidores é importante, pois promove saúde e bem-estar.
“A yoga é ainda mais especial porque promove saúde física e mental, corpo e mente equilibrados. Desde que participo das aulas, percebo-me mais forte, mais centrado e calmo. Ajudou-me a estar mais atento ao momento presente e ao meu corpo, minha postura, minha respiração. Sinto que tenho mais energia e disposição para o dia a dia”, conta.
Conforme diz a Prof.ª Gabriela, uma das propostas de atividades de entrosamento e descontração no SAPP é a disponibilização de quebra-cabeças para que os alunos possam se divertir ao aguardar o início das atividades.
Sobre o SAPP
Destinado a servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes, o SAPP é resultado de um anseio entre professores e gestores em oferecer, além da qualidade de ensino, apoio a processos de aprendizagem, vinculação e relacionamentos sociais a todas as pessoas que compõem a comunidade acadêmica.
Atualmente é coordenado pela Prof.ª Ma. Evelyn Yamashita Biasi, antes exercida pela Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos, a qual esteve à frente da implantação da instância desde 2021.
Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 21h30, o telefone para contato é (18) 3502-7010 – ramal 5360, e-mail atendimentosapp@fai.com.br. Para ligações e WhatsApp: (18) 99796-6734.
Por Priscila Caldeira