20 de julho de 2021

Assistência técnica disponibilizada gratuitamente pelo Euroclima+ aos produtores de Adamantina gera aumento de 25% na produção

Assistência técnica disponibilizada gratuitamente pelo Euroclima+ aos produtores de Adamantina gera aumento de 25% na produção

Desde 2019 está em execução em Adamantina o Projeto Euroclima+. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Adamantina, UniFAI e Comunidade Trinacional Fronteiriça Rio Lempa (Mancomunidad Trinacional Fronteriza Río Lempa, no nome original em espanhol, composto por nove municípios da Guatemala, El Salvador e Honduras, países da América Central) integra um programa que tem como foco a produção resiliente de alimentos frente à mudança climática.

 

Atualmente, 61 produtores tem sido atendidos por uma engenheira agrônoma e um técnico agropecuário contratados pela Prefeitura de Adamantina com recursos provenientes da ação.

 

Os profissionais atuam dando assistência técnica nas culturas de hortaliças e frutas, oferecendo orientação na utilização da compostagem, irrigação, análise de solo, análise do pH da água, entre outras atividades dentro das propriedades.

 

Débora Simone Queiroz Cecílio, engenheira agrônoma, explica que a assistência técnica é importante para o pequeno agricultor, porque leva informações necessárias para um maior desenvolvimento.

 

“Com a nossa atuação, podemos auxiliar na melhoria das práticas agrícolas e nos processos que são executados dentro das propriedades como administração e comercial”, comenta.

 

O coordenador do projeto pela Prefeitura de Adamantina, o engenheiro ambiental William Bachega conta que com o acompanhamento houve um crescimento de aproximadamente 25% na produção dos pequenos agricultores.

 

“Além disso, eles também tiveram redução em seus custos, porque recebem de forma gratuita o composto orgânico produzido no pátio de compostagem que temos”, afirma.

Ainda segundo Bachega, o composto orgânico entregue ainda traz melhoria aos processos químicos e físicos do solo, fazendo com o que o solo recupere seus teores de matéria orgânica.

 

O EuroClima+ ainda oferece assistência técnica para os criadores bovinos levando orientação sobre manejo de pastagem e nutrição animal.

 

“A importância desse serviço é orientar os pecuaristas a importância de um manejo adequado da pastagem para que tenha uma maior quantidade de carne e leite produzido por área”, explica o técnico em agropecuária Guilherme Bento Silva.

 

Conforme os profissionais, o feedback repassado durante a visita é positivo.

 

“Eles contam com que tem maior facilidade para realizar as análises de solo e também está mais fácil o acesso a requerimentos ou informações a respeito de atividades realizadas na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e a procura pelo composto orgânico tem sido grande devido aos benefícios que ele traz as áreas onde o mesmo é utilizado”, finaliza Bachega.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia