29 de junho de 2022

Área Experimental de Fitotecnia da UniFAI recebe sistema de iluminação

Área Experimental de Fitotecnia da UniFAI recebe sistema de iluminação
Local abriga horta, estufa agrícola, produção em fruticultura e culturas anuais

Instalada em uma área anexa ao Bloco IV do Câmpus II do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), a Área Experimental de Fitotecnia do curso de Agronomia recebeu iluminação para a realização de atividades no período noturno. O trabalho é uma ação conjunta entre a coordenação do curso de Agronomia e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT).

O local abriga uma horta para produção de hortaliças em um sistema de trabalho voluntário, realizado pelos alunos do curso, que são destinadas a entidades assistenciais do município. A área também conta com uma estufa agrícola, uma área destinada a “Unidade Demonstrativa de Produção Integrada em Fruticultura” e uma “Vitrine de Tecnologias para Culturas Anuais”.

De acordo com o coordenador do curso de Agronomia, Prof. Dr. José Carlos Cavichioli, a proposta para implantação do programa de Instalação da Área Experimental de Fitotecnia da UniFAI, que abrange os projetos nas áreas de Horticultura, Fruticultura e Culturas anuais, vem ao encontro da proposta pedagógica da graduação, na qual o estudante poderá executar as diversas etapas da produção agrícola, tanto para culturas de ciclo curto como para culturas anuais e perenes.

“Considerando a importância dessa área para o curso, tendo em vista que nela já são realizadas atividades práticas na horta ali instalada e, com a instalação de mais dois projetos, será possível, além do aprendizado nas diversas áreas da Agronomia, desenvolver atividades de extensão e pesquisa”, complementa.

Nesta área, os estudantes terão contato com os diversos segmentos da fitotecnia, com a orientação e supervisão dos professores da área técnica, permitindo transformar o conhecimento na prática, “proporcionando assim a formação de profissionais em nível de excelência, compromissados com a ciência e a pesquisa”.

O programa possibilitará a realização de atividades de extensão pelos alunos, criando uma relação entre a comunidade e a universidade. Para isso, serão desenvolvidas ações que possibilitem uma troca de conhecimentos por meio de eventos à comunidade, atendimento de produtores e alunos da rede escolar e de instituições assistenciais do município com o fornecimento dos produtos do programa, como hortaliças, frutas e grãos.

“Aliado aos objetivos descritos, pretende-se desenvolver a prática de uma agricultura sustentável entre os alunos e sociedade”, finaliza.

Por Priscila Caldeira

Colaborou: Prof. Dr. José Carlos Cavichioli

Compartilhe esta notícia