27 de abril de 2021

Após reportagens do SIGA MAIS, Prefeitura emite decreto e ajusta horário do comércio

Após reportagens do SIGA MAIS, Prefeitura emite decreto e ajusta horário do comércio
Posições do SIGA MAIS chegaram a ser chamadas de mentirosas e fake news, por secretário municipal.

Depois que o SIGA MAIS publicou na quarta-feira da semana passada (21) que o comércio de Adamantina poderia ter horário ajustado dentro da realidade local, respeitando o limite de oito horas diárias de funcionamento e encerrando o expediente até às 19h, e que tal realinhamento era autorizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), e ter seu conteúdo atacado pelo secretário municipal de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino, que no dia seguinte (22) foi ao rádio e tentou desqualificar a reportagem, chamando o conteúdo do SIGA MAIS de mentiroso  e fake news, a Prefeitura de Adamantina finalmente reconheceu a possibilidade de redimensionamento do horário de funcionamento do comércio local, dentro da Fase de Transição do Plano SP, do atual horário das 11h às 19h, passando a funcionar, a partir desta quarta-feira (28), das 9h às 17h.

 

A possibilidade é formalizada uma semana após a primeira publicação do SIGA MAIS sobre o tema, e era esperada pelo setor.

 

Um comunicado assinado pela Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Sincomercio, na tarde desta terça-feira (27), orienta sobre o novo horário, que se dá após a edição do novo Decreto Municipal, de Nº 6.354, que passa a vigorar a partir de hoje:

Sssspng1619552705608869c1910c4

Entenda o caso

Pela Fase de Transição do Plano SP, foi anunciado o horário de funcionamento do comércio das 11h às 19h, para todo o estado. O formato não agradou o setor, sobretudo nas pequenas localidades, como Adamantina.

Na semana passada, conforme publicou a ACE, a instituição, juntamente como Sincomercio, tentaram um ajuste de horário, com a Prefeitura de Adamantina, sem sucesso.

A partir da publicação das duas instituições que representam o setor, a reportagem do SIGA MAIS se mobilizou, identificando cidades da região que haviam redimensionado o horário do comércio, respeitando os limites de oito horas diárias e encerramento do expediente até às 19h, como determina a atual Fase de Transição do Plano SP. Depois disso, e a partir dos casos identificados pela redação, a reportagem fez contato com a SDR, no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, que de imediato afirmou ser possível esse ajuste.

A Prefeitura de Adamantina resistiu ao conteúdo publicado pelo SIGA MAIS, a partir de fonte institucional do governo estadual. A SDR é a principal secretaria que dialoga com as prefeituras nos temas do Plano SP.

No dia seguinte, 22 (quinta-feira), o secretário municipal de saúde criticou, no rádio, o conteúdo publicado pelo SIGA MAIS. Ele rotulou a notícia do Portal como mentirosa e fake news. Segundo Gustavo, houve um pedido pela Prefeitura ao Palácio dos Bandeirantes, que teria sido negado. “Essa informação não procede, é uma informação mentirosa”, disse, sobre a reportagem. “Mandamos um comunicado ao Palácio dos Bandeirantes e fomos comunicados sobre a negativa. O comércio de Adamantina tem que funcionar conforme está preconizado no plano SP”, continuou. “Inclusive também a promotoria local, olhando essa matéria, essa fake news, já entrou em contato com a procuradoria do município, proibindo a prefeitura de fazer esse tipo de acerto de horário”, afirmou em outro momento de sua fala.

Depois do posicionamento do gestor municipal de saúde no rádio, o SIGA MAIS retomou contato com a SDR, no sábado (24), que em nota validou todas as informações dadas na última quarta-feira. Objetivamente, a reportagem perguntou: “É possível aos municípios ajustar o horário do comércio local, na Fase de Transição, respeitando o limite de oito horas diárias, e com funcionamento até, no máximo, às 19h?”. Ontem mesmo a assessoria de imprensa da SDR respondeu: “Sim, as prefeituras podem adequar o funcionamento do comércio dentro das oito horas diárias previstas na fase de transição, devendo encerrar suas atividades até as 19h”.

 

fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia