29 de outubro de 2019

Após protestos, estudantes de medicina conseguem descontos no período de internato

Após protestos, estudantes de medicina conseguem descontos no período de internato

Pedido foi formalizado pelos estudantes de medicina à UniFAI, em julho

Depois dos protestos semana passada dos estudantes do curso de medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), contrários aos parâmetros do projeto de lei (PL) enviado pela Prefeitura de Adamantina à Câmara Municipal, de descontos no valor da mensalidade no período de internato hospitalar – que começa a ser realizado no ano que vem para as turmas 1 e 2 junto à Santa Casa de Araçatuba – os alunos encerraram a semana com um saldo positivo.

Eles protestaram na quarta-feira (23) pelas ruas de Adamantina, e logo após as manifestações uma comissão foi recebida pelo prefeito Márcio Cardim e o reitor Paulo Sérgio da Silva, reabrindo uma negociação, o que evoluiu para uma nova rodada de discussão e uma nova proposta, o que ocorreu na sexta-feira (25). Segundo nota do Centro Acadêmico (CA) “Prof. Dr. César Marinho”, que representa os alunos, o órgão havia encaminhado proposta à UniFAI em julho deste ano, o que até então vinha se arrastando.

Sem sucesso na estruturação da proposta – desde junho – e com o envio de PL à Câmara Municipal com valores abaixo da expectativa, os estudantes foram às ruas e protestaram.

Agora, segundo nota enviada pelo CA, a rodada de reuniões, na sexta-feira, apresentou progresso. “Depois de muitos acordos e discussões chegamos finalmente de um valor de 17 % (referente ao internato) e de 2% (referente a pontualidade), totalizando 19 % para os alunos que pagam a mensalidade em dia”, informa. “Acredito que assim chegamos a um valor razoável e satisfatório para ambas as partes”, completa a nota.

A proposta vai ser aplicada aos alunos das turmas 1 e 2, que iniciam o internato em Araçatuba no primeiro e segundo semestres do ano que vem.

Segundo o CA, para os demais termos novas negociações e projetos serão feitos com base nas peculiaridades de cada local de internato. “Vale a pena lembrar que para futuras negociações, ou seja, turma 3 em diante, ficou acordado que os descontos seriam equiparados a este ou até a valores maiores, que dependem do local de instalação dos futuros internos, uma vez que o internato ainda não está estabelecido”, explica. O compromisso foi firmado em ata (veja íntegra no final da matéria).

Ao final da nota, o CA agradece o ativismo dos estudantes. “Gostaríamos de parabenizar e agradecer a ajuda de todos os alunos que estiveram presentes nas manifestações, além dos alunos representantes legais e simbólicos da T1, T2 e T3 que estiveram envolvidos nas reuniões e que apoiaram com grande valia o CA”, finaliza.

Os alunos argumentam que no período do internato não terão nenhuma atividade de aula nas dependências da UniFAI, ficando restritos às atividades práticas em âmbito hospitalar, o que vai ocorrer na Santa Casa de Araçatuba para as turmas 1 e 2. Para cada aluno, a UnIFAI vai pagar ao hospital o valor mensal de R$ 3.100,00. Com esse custo por aluno, nesse período, os alunos reivindicaram o desconto na mensalidade.

A partir da nova decisão, uma nova proposta de autoria do Poder Executivo deve ser enviada à Câmara Municipal, onde o tema será distribuído aos vereadores e às comissões permanentes, para depois ser votado.

Documento Desconto   FAi

Fonte: Sigamais

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês