9 de fevereiro de 2021

Aplicações de pouco risco que podem acelerar a compra do seu imóvel

Aplicações de pouco risco que podem acelerar a compra do seu imóvel

Os investimentos de baixo risco são ótimas opções para quem tem como objetivo a compra de um imóvel. A segurança é a principal vantagem de tal categoria de investimento.

 

Está de olho em casas para comprar em Presidente Prudente? Que tal apostar em aplicações de investimento de baixo risco para colaborar com o processo? Sim, você pode começar a investir seu dinheiro em aplicações mais cautelosas e alcançar o sonho da sua casa própria.

 

Ao contrário do que muitos pensam, o mercado não é formado apenas de investimentos com altos riscos, como ações. Os investimentos de baixo risco são ótimos a longo prazo e permitem que você alcance diversos objetivos. Dessa forma, você pode ficar muito mais tranquilo, pois as chances de prejuízo são mínimas.

 

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Vem com a gente conferir quais as alternativas disponíveis no mercado para você investir seu dinheiro.

Entenda o que é o investimento de baixo risco

Antes de qualquer informação é importante que você saiba que todo investimento tem algum grau de risco. Assim como tudo o que fazemos na nossa vida, as aplicações de investimento podem ser definidas como de baixo, médio ou alto risco.

 

Mas, a pergunta que não quer calar: quais são os principais riscos envolvidos ao investir dinheiro? Um risco comum é o da liquidez. Este se refere à facilidade com a qual o investidor terá ao se desfazer dos atuais ativos e receber de volta o valor investido.

 

Além disso, existe o risco de mercado. Esse está relacionado com as oscilações da economia. Quando acontece a retração da economia, por exemplo, determinados investimentos podem render menos ou até mesmo trazer prejuízos ao investidor. Ainda existe o risco de calote, popularmente conhecido como risco de crédito. Em outras palavras, é quando se tem o perigo de não receber o que foi acordado.

 

“Nossa, mas os riscos são muitos!”. Calma, se o seu objetivo é correr o menor risco possível em um investimento, não precisa se assustar com todos estes pontos. Os investimentos de baixo risco garantem muito mais proteção contra esses problemas.

 

Ou seja, eles costumam contar com uma boa liquidez, apresentam menor risco de calote e, também, estão menos expostos às oscilações do mercado.

Quais as opções de investimento para quem quer comprar um imóvel?

Como falamos anteriormente, os investimentos de baixo risco garantem uma estabilidade maior ao investidor. Em geral, eles costumam ser de renda fixa, uma modalidade na qual as regras sobre o prazo de vencimento e a rentabilidade ficam acordadas antes da aplicação ser feita. Confira alguns exemplos.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é uma das opções mais conhecidas entre os investimentos de renda fixa. O mesmo é visto como um bom substituto para a tradicional poupança. Isso porque ele rende um pouco mais e funciona de maneira simples.

 

Além disso, esse investimento tem uma grande popularidade, pois o mesmo garante uma alta possibilidade de segurança. E, é claro, um dos maiores motivos para tal fato é que o título oferecido é do governo brasileiro, ou seja, zero é o risco de calote.

 

A liquidez é outra grande vantagem do Tesouro Selic. Em qualquer dia útil, é possível ter o dinheiro investido de volta dentro de poucas horas após o pedido de resgate do investimento.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Esta é outra grande aplicação de baixo risco. O CDB funciona basicamente como um empréstimo. Neste, o investidor “empresta” seu dinheiro ao banco ou instituição financeira e, em troca, recebe o dinheiro de volta acompanhado de um acrescido de juros determinado período acordado.

 

Atualmente, contamos com diversos bancos que oferecem CDBs. Porém, atenção, para manter o baixo risco, é de suma importância buscar por instituições sólidas para o investimento, evitando possibilidades de calote. Entretanto, tirando este fato, a segurança desse investimento é alta e garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

A Letra de Crédito Imobiliário funciona de maneira semelhante ao CDB. Entretanto, a sua principal diferença fica por conta da isenção de Imposto de Renda. Isso acontece, pois o dinheiro investido é utilizado pelo banco para financiar o setor imobiliário, considerado um dos mais prioritários no Brasil.

 

Outro detalhe que vale lembrar é que este investimento costuma apresentar prazos maiores (existe a carência de 90 dias para solicitar o saque). Com isso, a LCI exige um pouco mais de atenção em relação à liquidez.

 

Por exemplo, se você, por qualquer contratempo, precisar resgatar o valor antes do vencimento, poderá perder rendimentos. Portanto, o ideal é levar em consideração este ponto antes de investir. Em relação à segurança, a LCI também conta com o FGC, garantindo menos risco ao investidor.

Vantagens de um investimento de baixo risco

Muitas pessoas se questionam se os investimentos de baixo risco valem a pena por conta do seu baixo rendimento se comparado aos de alto risco. Porém, podemos afirmar que sim, esse tipo de investimento vale a pena, principalmente se você está de olho em apartamentos à venda em Presidente Prudente.

 

Entre as maiores vantagens dos investimentos dessa categoria está a segurança e a liquidez. Com estes fatores a seu favor, você pode se sentir muito mais tranquilo para fazer a sua reserva financeira rumo à sonhada aquisição. Além disso, devemos destacar que as aplicações da categoria são de baixo custo. Ou seja, você não precisa ter altos valores para começar a investir.

 

Enfim, essas são apenas algumas das informações básicas que você precisa saber para dar início ao seu investimento. Vale lembrar que buscar conhecimento e pesquisar mais a fundo informações sobre o investimento escolhido é essencial para diminuir ainda mais os riscos e fazer boas escolhas.

 

Siga nossas dicas e tome a melhor decisão para o seu dinheiro! Gostou? Aproveite para compartilhar, apostamos que seus amigos também irão gostar!

Dalton Oliveira
Compartilhe esta notícia