Um apagão nacional afetou o abastecimento de energia elétrica em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal na manhã desta terça-feira (15). Em nota o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou em nota que a interrupção de energia, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Segundo o órgão, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga.
A interrupção também foi comunicada pela concessionária Energisa Sul-Sudeste, que atende Adamantina e outras cidades da região. Em sua área de concessão a interrupção foi registrada entre 8h30 e 8h52, e afetou 129 mil clientes de 28 municípios.
De acordo com a ONS, a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos. As causas da interrupção continuam sendo apuradas pelos técnicos do órgão.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.
Em nota à imprensa, a Energisa Sul-Sudeste se posicionou sobre o caso. “A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O reestabelecimento do serviço está sendo feito à medida que a ONS libera”, diz a nota da concessionária.
Na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste – prossegue a nota – o restabelecimento ocorreu de forma gradativa. “A interrupção foi registrada entre 8h30 e 8h52, e afetou 129 mil clientes de 28 municípios. Na região de Presidente Prudente, foram afetados clientes das seguintes cidades: Presidente Prudente, Álvares Machado, Alfredo Marcondes, Emilianópolis, Indiana, Martinópolis, Presidente Epitácio, Santo Anastácio, Parapuã, Adamantina e Osvaldo Cruz”.
Fonte: Siga Mais