Rádio Life FM

Aos 85 anos, morre em Adamantina o médico Luiz Fernando Guimaraes Santos

Luiz Fernando Guimaraes Santos chegou em Adamantina em 1968.

Morreu nesta quinta-feira (25) em Adamantina o médico Luiz Fernando Guimarães Santos, aos 85 anos, uma referência em ginecologia, na cidade e região. Ele estava em casa, passou mal e foi atendido na Santa Casa local, porém não resistiu. De acordo com a Funerária Flor de Lotus, o velório do seu corpo será a partir das 12h30 no Memorial Flor de Lotus, com sepultamento previsto para às 16h30 no Cemitério da Saudade.

Luiz Fernando Guimarães Santos era casado com a enfermeira Célia Duarte Guimarães Santos, sua paciente e aluna no curso de enfermagem.

Chegou em Adamantina em 1968

Carioca, Luiz Fernando Guimarães Santos graduou-se em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1962), com duas especializações, em obstetrícia e ginecologia, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Formado, chegou a Adamantina em 1968. Atuou na rede pública de saúde, foi professor no ensino superior na antiga Enfermagem de Enfermagem e Obstetrícia (FEO), sendo diretor da instituição de ensino no período de 1988 a 1993. No ensino superior local, considerando o período da FEO e do atual Centro Universitário UniFAI, trabalhou de 1º de abril de 1985 a 30 de agosto de 2007, e depois de 1º de novembro de 2019 a 31 de outubro do ano passado.

 

 

Na saúde pública sempre prestou atendimento de referência. Na Secretaria Municipal de Saúde era responsável pelo Ambulatório de Assistência Pré Natal, no Centro de Saúde, e Responsável Técnico dessa mesma unidade de saúde.

Em suas redes sociais nesta quinta-feira o secretário municipal de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino, lamentou a morte do médico. “Hoje perdemos um ser humano incrível, um excelente doutor que sempre foi apaixonado pelo que fazia. A Secretaria de Saúde e toda população de Adamantina estão em luto pelo senhor e pelos seus préstimos a toda sociedade. Que Deus conforte o coração de toda a família”, escreveu.

Título de Cidadão Adamantinense

Carioca, o médico foi homenageado no ano passado com o título de Cidadão Adamantinense, maior honraria conferida pela Câmara Municipal de Adamantina a personalidades locais não naturais da cidade. A sessão de votação foi no dia 17 de fevereiro de 2020, aprovado por unanimidade. Reveja: https://www.facebook.com/watch/?v=1334667560036966

O título de Cidadão Adamantinense ao médico foi proposto pela vereadora Maria de Lourdes Santos Gil, hoje vice-prefeita municipal. A honraria teve ainda, como coautores, os vereadores Eduardo Fiorillo e Hélio Santos.

A iniciativa reconhece toda sua trajetória profissional na cidade, construída ao longo de mais de cinco décadas em Adamantina e região.

 

Fonte: Siga Mais

Sair da versão mobile