24 de maio de 2024

Alunos do Centro Universitário visitam a Aldeia Índia Vanuíre

Alunos do Centro Universitário visitam a Aldeia Índia Vanuíre
Participaram da ação os alunos dos cursos de Agronomia, História e Publicidade e Propaganda

No dia 18 de maio, sábado, os alunos dos cursos de Agronomia, História e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Adamantina realizaram uma visita à Aldeia Índia Vanuíre, no município de Arco-Íris.

O trabalho de extensão universitária proporcionou o conhecimento da história da Aldeia Vanuíre e aspectos socioambientais, levantamento das áreas de nascentes, objetivando a recuperação dos espaços degradados e propostas de possível recuperação, coleta de água e solos para análises laboratoriais e informações básicas para produção de mapas atualizados da área da Aldeia.

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, acompanhados da coordenadora do curso, Professora Dra. Ieda Borges, se responsabilizaram pelos registros fotográficos das atividades realizadas.

Segundo o docente Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, o Centro Universitário de Adamantina mantém uma parceria com a Diretoria de Ensino Regional de Tupã, para realizar o projeto intitulado: Qualidade Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí/Feio e Peixe: um estudo de interunidades escolares. A Gleba, onde está a localizada a Aldeia, pertence à bacia do córrego Iacri, afluente à margem esquerda do Rio Aguapeí/Peixe. E em conjunto com a Diretoria de Ensino de Tupã, iniciaram-se as tratativas para o início dos trabalhos.

Cido ressalta ainda que os levantamentos realizados por professores e alunos da instituição servirão de suporte ao projeto citado, o qual será implementado em parceria com a unidade escolar de ensino indígena, localizada na Aldeia. “No Interior de São Paulo, existem três aldeias de povos originários, sendo uma delas a Aldeia Índia Vanuíre. Parte-se do princípio de que que esta aldeia faz parte da história regional que é pouco difundida e conhecida pela comunidade. Neste sentido, torna-se uma demanda do curso de História estudar e divulgar o processo de consolidação desta Aldeia. Por isto, a ação foi incluída entre as atividades de curricularização da Extensão, junto às disciplinas Geografia Humana e a de Introdução aos Estudos Históricos e Geográficos”, diz.

Considerando que os povos originários sempre mantiveram uma relação harmoniosa com a natureza, faz-se necessário, conhecer a qualidade ambiental do solo, água e vegetação da área indígena. Para tanto, os alunos de Agronomia, cujo curso está inserido no Programa de Extensão, iniciaram um levantamento dos aspectos físicos e químicos do solo e da água, além da análise da cobertura vegetal.

Após o trabalho de campo na Aldeia, os alunos se dirigiram ao Museu Índia Vanuíre, em Tupã, e aumentaram seu conteúdo intelectual. “O trabalho terá continuidade e o Conselho da Aldeia está muita animado com as possibilidades de parcerias e extensão universitária com o Centro Universitário”, declara o professor Cido.

 

Por Jéssica Nakadaira

Colaborou: Prof. Dr. José Aparecido dos Santos

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês