Na noite do dia 30 de novembro, o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizou a entrega das premiações aos participantes contemplados do XVI Congresso de Iniciação Científica (CIC UniFAI). A cerimônia aconteceu no Auditório do Câmpus II.
Participaram do evento os discentes do 6º termo do curso de História da UniFAI, a saber, Bruno Vinícius Martielo Rondon, Cristiane Celeste Martielo Rondon, Hiago de Oliveira Perassoli e Igor Francisco Bôa, orientados pela Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil. Juntos foram contemplados com o 2º Lugar na área de Ciências Humanas, com o trabalho intitulado “Árvore Genealógica e Demografia da Nova Alta Paulista: Vivenciando a experiência para uso em sala de aula”. Como prêmio receberam uma bicicleta de 21 marchas e três fones JBL Bluetooth, sendo também agraciados com certificados de Menção Honrosa por seu desempenho.
O projeto apresentado pelos alunos tem por objetivo a busca pela identidade de pessoas que compõem a demografia regional, começando pela busca da própria identidade dos participantes. O autoconhecimento, a partir da investigação documental de seus antepassados, contribui para o fortalecimento do sentimento de pertencimento ao lugar, bem como amplia o entendimento da demografia regional.
A metodologia consiste no uso da plataforma on-line FamilySearch, que norteou a pesquisa para criar árvores genealógicas que demonstrem a identidade de cada indivíduo. O resultado foi criação de um material de uso pedagógico, que pode ser usado em sala de aula para identificação e criação de árvores genealógicas de cada aluno da rede pública ou privada.
Realizado há vários anos, o CIC UniFAI busca a valorização e o incentivo à pesquisa científica acadêmica, participando estudantes de todos os graus de ensino e profissionais de todas as áreas e graus ligados à docência. Os trabalhos são apresentados a uma banca de professores, com posterior publicação dos materiais selecionados na Revista Omnia, mantida pela UniFAI.
O evento promove a interação entre família, comunidade, professor e aluno, ao passo que todos desfrutaram da ventura por conquistar o reconhecimento de seu mérito. Após o encerramento, fica a sensação de dever cumprido e ânsia por novos desafios.
Por Bruno Rondon, Cristiane Rondon, Hiago Perasoli e Igor Bôa
Revisado por Daniel Torres