7 de junho de 2023

Alunos de Pedagogia confeccionam materiais didáticos em aulas práticas

Alunos de Pedagogia confeccionam  materiais didáticos em aulas práticas
Flanelógrafo e cartaz de pregas são alguns recursos para uso didático em sala de aula

O curso de Pedagogia do Centro Universitário de Adamantina, atento à situação e comprometido com sua missão de discutir e fomentar o conhecimento na área da Educação, tem buscado incansavelmente propor e estabelecer estratégias para ampliar o conhecimento e melhorar a atenção da população.

No primeiro semestre de 2023, a Prática como Componente Curricular (PCC) foi cumprida nas disciplinas de Alfabetização e Letramento (1º termo), Metodologia do Ensino de Matemática (8º termo), aula realizada no Laboratório de Pedagogia.

A PCC se constitui num espaço de formação do pedagogo no qual a relação teoria/prática é possibilitada ao longo do curso, no interior das disciplinas. A Resolução CNE/CP 2, do Conselho Nacional de Educação (CNE), determina que os cursos de licenciatura dediquem “400 horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso”.

A Prof.ª Ma. Siomara Marinho, responsável pelas disciplinas que recebeu a PCC, decidiu resgatar os materiais pedagógico muitas vezes esquecidos. “Existem muitos materiais didáticos que estão presentes há tanto tempo nas escolas que acabam sendo de alguma forma ‘naturalizada’ e até mesmo esquecida, daí a importância de uma discussão sobre esses”, evidenciou a docente, ao destacar o uso dos diferentes materiais didáticos para a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais da escolarização, principalmente aqueles voltados para o tripé ler, escrever e contar.

“A confecção do flanelógrafo e do cartaz de pregas pelos estudantes contribuiu muito para a nossa formação”, contou a aluna Daniella Freire da Silva, do 1º termo. “Gostei muito de conhecer e confeccionar o flanelógrafo e o cartaz de pregas, que são um recurso extremamente importante para explorar a contação de história e as práticas de leitura e escrita”, prosseguiu.

“Nós colorimos palitos de picolé para confeccionarmos o material cuisenaire para ensinar matemática. Foi muito bacana. São esses exemplos de aplicação desses materiais que podem ser explorados pelo professor para outros conceitos tanto da Matemática quanto de outras matérias de ensino”, compartilhou Ariane Gatti da Silva, aluna do 8º termo.

“É extremamente importante a aproximação da teoria e da prática”, afirmou a Prof.ª Ma. Siomara Marinho. “Foi isso que fizemos. Assim, os alunos produzem materiais para utilizarem quando estiverem efetivamente em sala de aula, como professores”, completou.

 

Por Prof.ª Ma. Siomara Ladeia Marinho

Revisado por Daniel Torres

Compartilhe esta notícia