Rádio Life FM

Alunos de Agronomia da UniFAI participam de Dia de Campo de soja e milho na APTA

Atividade foi dividida em estações, nas quais foram apresentadas as mais recentes tecnologias utilizadas nas duas culturas

Acompanhados do coordenador, Prof. Dr. José Carlos Cavichioli, da Prof.ª Ma. Josiane Lourencetti e do Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, os alunos do curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) participaram na quarta-feira, 9, do 4º Encontro de Variedades de Soja e Milho da Alta Paulista, evento promovido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), em Adamantina.

O evento foi dividido em estações, nas quais foram apresentadas as mais recentes tecnologias utilizadas nas duas culturas incluindo, variedades de soja e milho, técnicas de controle de pragas e doenças, nutrição de plantas e práticas conservacionistas.

De acordo o pesquisador e diretor da unidade, Fernando Takayuki Nakayama, este é um evento tradicional na região, com grande participação dos produtores que podem se utilizar das informações repassadas para a escolha do melhor material a ser utilizado, uma vez que se trata de um trabalho de validação de variedades de soja e milho.

A cultura da soja vem aumentando a cada ano na região e ainda existe carência de informações sobre materiais mais adaptados às condições edafoclimáticas. De acordo com o pesquisador Nakayama, estão sendo testadas variedades desenvolvidas no Cerrado e na região Centro-Sul do Brasil. Na oportunidade, foram apresentados 45 cultivares de soja de diversas empresas do mercado.

“Com relação ao milho, também é importante a realização desse tipo de trabalho, pois esta já é uma cultura tradicional da nossa região e que vem sendo cultivado em áreas de reforma de pastagens e, também, como milho para consumo”, destacou o Prof. Dr. José Carlos Cavichioli. No caso do milho, segundo ele, estão sendo testadas 20 variedades, observando tanto a produtividade dos materiais como resistência a pragas e doenças, fatores fundamentais para a lucratividade da cultura.

“É importante para os alunos do curso participarem desse tipo de evento, pois já vão tendo contato com as tecnologias mais utilizadas e recentes no setor, além de uma visão prática daqueles conceitos que foram aprendidos em sala de aula, contribuindo, assim, para a formação dos futuros engenheiros agrônomos”, afirmou o coordenador de Agronomia da UniFAI.

“A coordenação do curso aproveita para agradecer à Reitoria pela oportunidade e à APTA pela recepção e organização de tão valioso evento que muito contribuirá para a formação dos futuros engenheiros agrônomos”, concluiu Cavichioli.

Por Prof. Dr. José Carlos Cavichioli

Revisado por Daniel Torres

Sair da versão mobile