26 de março de 2024

Alunos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário fazem visita técnica à bolsa de valores

Alunos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário fazem visita técnica à bolsa de valores
Alunos puderam conhecer o centro do mercado financeiro do Brasil

No último dia 21, quinta-feira, os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis realizaram uma visita técnica à Bolsa de Valores de São Paulo [B]³.

Participaram da ação 37 alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer o centro do mercado financeiro do Brasil.

Acompanhados pelos docentes Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva e Prof. Esp. Pablo Sandu, os estudantes conheceram a história da Bolsa de Valores desde o seu início e aprenderam sobre mercado de capitais. “Eles puderam visualizar a importância dos seus cursos na prática do mercado financeiro. Conheceram também um operador da época em que o pregão da bolsa era presencial”, conta o professor Pablo.

O Prof. Dr. Paulo comenta que foi fascinante conhecer a história e a evolução da bolsa. “Fomos muito bem recepcionados e os expositores explicaram que antes do ambiente digital e das negociações on-line, a Bolsa de Valores era um local físico onde os corretores se reuniam para realizar as transações, um espaço movimentado, cheio de pessoas gritando, fazendo gestos e negociando freneticamente. No entanto, com o avanço da tecnologia e a introdução dos sistemas eletrônicos, a negociação passou a ser feita de forma virtual, por meio de computadores e redes de comunicação. Essa transição para o ambiente digital trouxe muitas vantagens, como maior velocidade nas transações, redução de erros e a possibilidade de negociação em tempo real, independentemente da localização geográfica. Conhecer essa história nos faz valorizar ainda mais a evolução tecnológica e entender como a Bolsa de Valores se adaptou às mudanças ao longo dos anos. É uma lembrança de como o mundo dos investimentos e das finanças está em constante transformação”, pontua.

O coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Prof. Me. Pedro Luís Bilheiro, ressalta a importância da visita. “A atividade permitiu conectar teoria e prática de uma maneira única e enriquecedora. Durante a visita, os alunos tiveram a chance de conhecer de perto o funcionamento do mercado financeiro, entender como as negociações são realizadas e analisar o impacto das decisões econômicas no ambiente empresarial, pois não se trata apenas de uma atividade extracurricular, mas sim um momento fundamental para ampliar o conhecimento e a visão de mundo. A experiência adquirida será de grande valor para a atuação profissional dos graduandos, seja no campo da administração ou da contabilidade”, diz.

 

Por Jéssica Nakadaira

Compartilhe esta notícia