Rádio Life FM

Alunos das escolas municipais Eurico, Navarro e Teruyo conhecem o Centro de Compostagem do município de Adamantina

No local, puderam observar todas as fases de produção do composto orgânico que é distribuído de forma gratuita para os produtores rurais de Adamantina

Os alunos das escolas municipais Eurico Leite, Navarro de Andrade e Teruyo Kikuta que estão no 4º ano foram conhecer o Centro de Compostagem Municipal.
A iniciativa integra a disciplina de educação ambiental que os estudantes têm e faz parte do programa Município VerdeAzul.

 

No local, eles puderam observar todas as fases para a produção do composto orgânico que é distribuído de forma gratuita para os produtores rurais de Adamantina.

As fases que integram a produção do composto são: separação, trituração e montagem das leiras com resíduos orgânicos provenientes tanto das escolas municipais como estaduais e podas de árvores.

Além de receberem o composto gratuito, os 185 agricultores cadastrados na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), ainda têm à disposição a assistência técnica gratuita que auxilia no fomento da atividade econômica.

Além disso, as crianças ainda puderam compreender que o Pátio de Compostagem é o local adequado para a problemática da arborização urbana, pois todo o material descartado é utilizado para a formação do composto orgânico.

Outro ponto que foi explicado para os alunos é que o local ainda apresenta outra solução ambiental, pois os restos de alimentos são usados, e assim diminui a quantidade de resíduos que seriam destinados ao aterro sanitário.

Ao fim da visita, todos os estudantes foram presenteados com o composto orgânico e orientados a utilizarem em casa nos vasos de plantas.

Relembre
O Pátio de Compostagem tem aproximadamente 8 mil m² e está situado na Estrada Municipal José Bocardi – Km 4,5 no Bairro Alto da Boa Vista.

O Projeto de Eficiência Energética visa o aproveitamento dos resíduos de poda de árvores e os resíduos orgânicos das cozinhas das escolas municipais para serem transformados em adubo e destinados à população por meio do programa Agricultura Familiar e para os participantes dos programas sociais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile