22 de outubro de 2025

Alunos dão show de criatividade e conhecimento no XVIII Congresso de Iniciação Científica Júnior da FAI

Alunos dão show de criatividade e conhecimento no XVIII Congresso de Iniciação Científica Júnior da FAI
Os Congressos Científicos da FAI continuam até esta quarta-feira (22), com visitação gratuita a partir das 19h e aberta a toda comunidade

Centro Universitário de Adamantina (FAI) segue com grande sucesso na realização de seus tradicionais Congressos Científicos, que neste ano trazem o tema “Inteligência Humana e Transformações na Atualidade”. O evento, iniciado na segunda-feira (20), segue até quarta-feira (22) e tem atraído um público expressivo, formado por estudantes, professores e visitantes da comunidade.

Um dos destaques tem sido o alto nível das maquetes e apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, especialmente pelas crianças e adolescentes participantes do XVIII Congresso de Iniciação Científica Júnior (CIC Jr.), que surpreendem pela criatividade, capricho e domínio dos temas apresentados.

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini, responsável pela organização do evento, elogiou o empenho dos participantes. “Estamos impressionados com o resultado. As crianças e os jovens demonstraram uma capacidade incrível de observação, pesquisa e expressão. Cada maquete e cada trabalho apresentado revela o quanto a ciência pode ser estimulante desde cedo”, destacou.

Coordenador de Comunicação Científica da FAI, Prof. Dr. Guilherme Batista do Nascimento, também ressaltou o nível dos projetos apresentados. “É gratificante ver o envolvimento dos alunos e a qualidade das produções. As apresentações estão muito bem elaboradas, com argumentos sólidos, criatividade e domínio do conteúdo. Isso mostra que a FAI tem conseguido fomentar a cultura científica em todos os níveis de ensino”, avaliou.

Para o Reitor da FAIProf. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, os congressos cumprem um papel essencial na formação acadêmica e na democratização do conhecimento. “A pesquisa científica precisa ser compartilhada. Ela tem que ser vista, exposta ao público, discutida e valorizada. É isso que transforma ideias em progresso e desperta novos talentos”, afirmou.

Os Congressos Científicos da FAI continuam até esta quarta-feira (22), com visitação gratuita a partir das 19h e aberta a toda comunidade.

 

Por Jéssica Nakadaira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês