Alunos da UniFAI participam de workshop de Práticas Cirúrgicas na Unifesp

Estudantes de Medicina e Medicina Veterinária participam de curso teórico-prático. (Foto: Unifai).

Cerca de 35 pessoas, sendo 11 docentes e 24 alunos dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), participam desde esta segunda-feira, 22, de um curso teórico-prático de Práticas Cirúrgicas na capital paulista, numa parceria com a parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O curso é oferecido pelo Centro Acadêmico de Medicina da Unifesp juntamente com a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM), com apoio da Unifesp e da UniFAI.

No início do mês de novembro de 2017, o vice-reitor da UniFAI Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini estiveram em São Paulo para acertar os detalhes da parceria com o pró-reitor de Gestão de Pessoas da Unifesp Prof. Dr. Murched Omar Taha, que é médico cirurgião e professor titular da disciplina de Cirurgias Experimentais daquela Instituição.

Segundo Márcia Bellini, Murched Taha esteve em Adamantina no início do último semestre do ano passado como palestrante em um evento e ofereceu o curso a ser ministrado nas férias para os alunos de Medicina e Medicina Veterinária daqui.

“A nossa ideia é promover uma visão diferente da ciência para os nossos alunos. A Unifesp é uma universidade referência na área médica e tem um laboratório, que na verdade é um Centro Cirúrgico, para a prática de cirurgias experimentais”, explicou ela ao mencionar que serão duas semanas de curso, de 22 de janeiro a 2 de fevereiro, em São Paulo.

O workshop é aberto aos alunos de todos os termos dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária.

Congresso

E nesta quinta-feira, 25, tem início o IV Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia, que se estende até o sábado, 27, no Centro de Convenções Rebouças, também em São Paulo.

O solenidade de abertura do evento contará com a presença do vice-reitor da UniFAI, Prof. Dr. Fábio Botteon.
Segundo o site do Congresso, os participantes terão “a oportunidade de assistir a palestras com os professores e doutores mais renomados nos diversos campos cirúrgicos, manter-se atualizados em relação ao ensino da cirurgia nas faculdades de Medicina do Brasil e trocar valiosas experiências com estudantes de Medicina e professores membros e preceptores de ligas cirúrgicas de todo o Brasil”.

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Cirurgia (ABLAC), uma instituição científica que, segundo informa a sua página oficial, “visa valorizar e promover o aprendizado da Clínica Cirúrgica através da troca de conhecimento” e “também tem como objetivo incentivar a formação e funcionamento de ligas cirúrgicas de universidades de todo o país”.

As aulas do curso teórico-prático de Práticas Cirúrgicas, interrompidas nesta quinta-feira para a realização do congresso, serão retomadas na segunda-feira, 29.

Por: Daniel Torres | Colaborou: ablac.org.br

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.