6 de novembro de 2020

Alunos da área de TI ensinam programação em canal no Youtube

Alunos da área de TI ensinam programação em canal no Youtube
Nomeado “Programando o Futuro”, o canal com seis meses de existência reúne conteúdos inspirados no aprendizado em sala de aula

Os estudantes Alexandre das Neves Faria e Vinicius Mesquini de Oliveira do 2º ano do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) criaram um canal no Youtube motivados a compartilhar o aprendizado de uma forma mais acessível aos que iniciam na área de Tecnologia da Informação (TI).

“A maior motivação sobre a ideia primária do canal foi tentar apresentar quem somos e o que fazemos, além de compartilhar tudo o que aprendemos de uma forma diferente, menos ‘acadêmica’, para atrair pessoas e difundir ainda mais conhecimento sobre nossa área”, apontam.

Nomeado “Programando o Futuro”, o canal com seis meses de existência reúne conteúdos relacionados à programação. “Recebemos elogios e acolhimento da criação do canal pelos professores do curso e a UniFAI fornece as bases tecnológicas para nosso aprendizado, o que gera muitas ideias do que podemos produzir ao público”, ressaltam.

O coordenador de Ciência da Computação, Prof. Dr. André Mendes Garcia, diz que a simplicidade das explicações e a discussão descontraída de problemas complexos da área tornam atrativos os vídeos de Alexandre e Vinicius. “É grande a satisfação ver alunos interessados em repassar o conhecimento adquirido nas aulas. Como professores sempre passamos a ideia de que quem ensina aprende mais”, afirma o docente.

Segundo ele, iniciativas como esta tendem a promover o ingresso mais antecipado de recém-graduados no mercado de trabalho. “Pela experiência que temos de mais de 20 anos formando profissionais de TI na UniFAI, percebe-se que são alunos com iniciativas assim que conseguem entrar mais rápido no mercado de trabalho, não que os demais não consigam, mas estes entram com mais agilidade. Nosso corpo docente dos cursos de TADS [Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas] e CC [Ciência da Computação], aliado a nossa estrutura, proporcionam todo o aparato teórico, tecnológico e prático para a ótima formação, o que reflete no fato de que uma grande quantidade de estudantes já consegue empregos na área antes da graduação”, conta.

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês