20 de novembro de 2021

Agora é Que São Elas – BLACK FRIDAY – Como evitar o consumismo excessivo

Agora é Que São Elas – BLACK FRIDAY - Como evitar o consumismo excessivo

Na sexta-feira (26/11), acontecerá a Black Friday. Expectativa é de aumento de até 25% nas vendas em relação ao ano passado.  Mas antes de torrar o seu 13º salário em promoções tentadoras, é bom refletir um pouco sobre consumo consciente. Será que não dá para resistir aos descontos?

Consumir tem um efeito colateral inevitável: se  em um primeiro momento, a compra gera um estado de alegria e euforia momentânea liberando parte de nossa ansiedade, com o tempo nós “viciamos” nessa sensação abstrata de prazer e passamos a comprar mais e mais.

Basicamente, o consumista tem essa sensação ilusória de que as compras podem levar a um estado permanente de satisfação. Quando  na verdade, elas estão acabando com a sua vida financeira.

O excesso de consumo pode não só te deixar cheio de dívidas, mas também ajudará a esgotar a energia e os recursos do planeta.

É importante responder algumas perguntas antes das compras, que podem te ajudar a reduzir os seus impactos no meio ambiente e potencializar as forças que vão ao encontro de uma sociedade sustentável.

Para ajudar a se controlar durante o Black Friday, vamos listar aqui cinco dicas para evitar as compras por impulso nessa época do ano. ´

 

Veja a seguir:

  1. Por que comprar: Já está com a promoção na sua frente? Pare e faça a pergunta: eu realmente preciso comprar ou trocar? Só vale aproveitar as promoções de produtos que você já precisava independentemente dos descontos.

 

  1. O que comprar: Você quer aproveitar as promoções? Antes de tudo, planeje uma lista do que você realmente precisa. Também é nesse momento que o consumidor deve comparar as características dos produtos concorrentes.

 

  1. Como pagar: Devo comprar à vista ou a prazo? Conseguirei pagar as prestações? Grandes descontos não justificam grandes rombos no seu planejamento financeiro.

 

  1. De quem comprar: Nessa época de promoções é ainda mais importante buscar saber se o produto desejado foi produzido pelos diversos fabricantes com cuidados em relação ao meio ambiente, aos trabalhadores e a comunidade. Essa reflexão ajuda a evitar as compras por impulso e leva a fazer uma melhor escolha sobre a empresa fabricante da qual comprar, uma dica extra abordado foi de sempre fazer uma busca da empresa no site Reclameaqui (https://www.reclameaqui.com.br/) e veja como anda a credibilidade da empresa em questão.

 

  1. E como vai ser depois da compra: Antes de comprar a superpromoção, gaste mais um minuto para imaginar. E daqui a um mês, meio ano, um ano? Esse objeto de desejo vai estar encostado num canto da casa pegando poeira? A imagem desse futuro pode te ajudar a não repetir a compra do que você não precisa.

Considerando isso fará bom uso com sabedoria dessa data estratégica para aproveitar as ofertas sem prejudicar seu bolso, evitando o consumismo e parando de comprar por ansiedade.

WhatsApp Image 2021 11 18 At 23.02.11 (2)WhatsApp Image 2021 11 18 At 23.02.11 (1)WhatsApp Image 2021 11 18 At 23.02.10 (4)WhatsApp Image 2021 11 18 At 23.02.10 (1)WhatsApp Image 2021 11 18 At 23.02.10

Assista a entrevista na integra acessando o link abaixo:

 

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês