8 de agosto de 2022

Advogada e psicóloga falam sobre a violência contra a mulher

Advogada e psicóloga falam sobre a violência contra a mulher

 

 

No ‘Agora é Que São Elas’ da última quinta-feira (04), recebermos a advogada especialista em direito de família e sucessão Lilian Mendes Minga e a psicóloga Jacque Marques (CRP 06/164338) para falar sobre a violência conta a mulher.

 

Na ausência da apresentadora Mayra Ferrari, Lucia Prado conduziu o bate-papo ao lado de sua filha, Fernanda.

 

 

Lucia iniciou lembrando que a Lei Maria da Penha (11.340/2006) está completando 16 anos e continuamos somando números absurdos de violência contra a mulher. Em 2021, por exemplo, mais de mil mulheres foram assassinadas no Brasil.

 

A proposta do programa foi informar e analisar a vivências das mulheres brasileiras no que tange à violência, lembrando que a violência pode se apresentar de várias formas: física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, institucional, virtual, doméstica, familiar, de gênero, entre outras.

 

Jacque Marques falou sobre a contribuição da psicologia no enfrentamento da violência em suas diferentes formas. “Uma mulher que sofre qualquer tipo de violência tem que lidar com um turbilhão de sentimentos”, afirma a psicóloga. “Essa violência vai gerar um impacto sobre a autoestima dessa mulher, um sentimento de culpa, vergonha e muitas outras perturbações”, completa ela ressaltando a importância do amparo psicológico.

 

Lilian Mendes Minga lembra que muitas vezes a mulher que sofre violência, especialmente a psicológica, não tem consciência do que está acontecendo com ela. “Desde criança normalizamos comportamentos machistas e relacionamentos abusivos. Para quebrar esse ciclo a mulher precisa de ajuda”, declara a advogada.

 

 

Disque 180

Denúncias de casos de violência contra a mulher podem ser feitas por meio da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, canal que presta escuta humanizada e qualificada às mulheres em situação de violência e encaminha as denúncias aos órgãos competentes. O serviço funciona 24 horas por dia, durante toda a semana, em todo o território nacional e em outros 16 países. A ligação é gratuita.

 

 

Para acompanhar o bate-papo na íntegra, acesse:

 

 

Facebook

 

 

 

YouTube

 

 

 

Da Redação

Compartilhe esta notícia