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Administração, Contábeis, Enfermagem e Engenharia Civil têm novos coordenadores

Reitoria também nomeou o novo chefe do Departamento de Agrárias e Exatas

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem e Engenharia Civil do Centro Universitário de Adamantina estão sob nova coordenação.

A Reitoria da Instituição nomeou o Prof. Me. Rogério Buchala como coordenador de Administração e Ciências Contábeis, o Prof. Dr. Osmar Pereira da Silva Júnior para a Engenharia Civil e o Prof. Dr. Bruno Ambrósio da Rocha, que atualmente é chefe do Departamento de Biológicas e Saúde da Pró-Reitoria de Ensino (PROENS), responde interinamente pela Enfermagem até o final deste semestre letivo.

O reitor nomeou, ainda, o Prof. Dr. Alexandre Rodrigues Simões como chefe do Departamento de Agrárias e Exatas, que integra a estrutura da PROENS.

Administração e Contábeis

“A coordenação enfrenta o imperativo de reposicionar o curso de Administração como uma escolha de excelência para as novas gerações. Em um cenário acadêmico onde ofertas de cursos inovadores e por vezes superficiais inundam o mercado, a coordenação tem a missão estratégica de destacar o valor intrínseco e o diferencial competitivo do curso de Administração da FAI”, destacou o Prof. Me. Rogério Buchala.

Segundo ele, o curso, em constante atualização, está sendo adaptado para atender de forma exclusiva às demandas do mercado de trabalho, tanto no setor privado quanto no público. “Os estudantes que optam por essa formação saem equipados não apenas com o conhecimento técnico, mas com a confiança e a habilidade necessárias para navegar pelos desafios contemporâneos do mercado. Nosso objetivo é que, ao concluir o curso, os alunos estejam não apenas preparados, mas plenamente capacitados para se destacar em suas carreiras”, emendou.

O novo coordenador afirmou que o foco de suas ações será promover uma integração robusta entre o corpo docente e os alunos, visando esclarecer a importância e a versatilidade da profissão de administrador, tanto nas empresas quanto no setor público.

“Nosso plano inclui visitas às escolas de Ensino Médio, onde realizaremos palestras educativas para ajudar os jovens a entender melhor o papel do administrador e a identificar o curso superior que melhor se alinha com suas aspirações. Além disso, ofereceremos a oportunidade para que os interessados visitem o Câmpus II, assistam a aulas e compreendam na prática como o curso é estruturado”, complementou Buchala.

Enfermagem

À frente interinamente da coordenação do curso de Enfermagem ao longo do segundo semestre do Ano Letivo 2024, o chefe do Departamento de Biológicas e Saúde ressalta o desafio da continuidade da expansão da qualidade do ensino de Enfermagem, tão tradicional dentro do Centro Universitário de Adamantina. “Ao mesmo tempo, aprimorar a qualificação dos futuros enfermeiros no mercado de trabalho, com o desenvolvimento de workshops, minicursos, para a capacitação frente às novas atribuições do enfermeiro, como, por exemplo, em suturas simples”, sublinhou o Prof. Dr. Bruno Ambrósio da Rocha.

Como chefe de departamento, Rocha já atua de forma interligada aos cursos da área das Ciências Biológicas e da Saúde. “Essa atuação em conjunto com os coordenadores facilita o trabalho de atuar interinamente na coordenação. [Por isso], eu já tinha acesso ao curso de Enfermagem por estar [o curso] dentro da minha pasta e em atuar junto com a coordenação passada”, esclareceu.

Engenharia Civil

“A Engenharia Civil está em constante evolução, impulsionada por novas tecnologias e práticas inovadoras. Nosso desafio é garantir que o currículo reflita essas mudanças e prepare nossos alunos para o mercado de trabalho dinâmico. Outro aspecto fundamental é a integração de tecnologias emergentes no nosso ensino”, revelou o Prof. Dr. Osmar Pereira da Silva Júnior.

Alguns pontos de atenção são que a construção sustentável, a modelagem da informação da construção (BIM) e outras inovações estão transformando o setor. Consequentemente, de acordo com o coordenador, é preciso garantir que os alunos sejam bem treinados no uso dessas tecnologias. “Para isso, promoveremos a adoção de ferramentas avançadas e ofereceremos treinamentos para docentes e alunos”, acrescentou.

A preparação dos alunos para o mercado de trabalho é outro desafio importante. A transição do ambiente acadêmico para o profissional pode ser complexa e, para facilitar esse processo, é necessário expandir o programa de estágios e fortalecer parcerias com empresas do setor. “Além disso, promoveremos workshops e eventos de networking para conectar nossos alunos com profissionais da área”, disse Osmar Júnior.

“Estou comprometido em liderar o curso de Engenharia Civil da FAI com uma visão estratégica e uma abordagem prática, visando sempre a excelência na formação dos nossos alunos e a evolução contínua do curso. Conto com o apoio de todos para juntos enfrentarmos esses desafios e alcançarmos nossos objetivos”, garantiu.

Agrárias e Exatas

No caso do chefe do Departamento de Ciências Agrárias e Exatas da PROENS, as suas principais atribuições, segundo o Regimento Geral da Instituição, incluem a coordenação acadêmica e administrativa (planejar e gerir o trabalho do departamento, supervisionar currículos e apoiar coordenadores de curso); a gestão de pessoal (supervisionar docentes, promover desenvolvimento profissional, e participar na seleção e avaliação de professores); a gestão de recursos (administrar orçamento, infraestrutura e equipamentos dos cursos); o relacionamento com a comunidade acadêmica (interagir com alunos e apoiar projetos de pesquisa e extensão); a representação e articulação (representar o departamento e estabelecer parcerias institucionais); e a avaliação e melhoria contínua (monitorar indicadores de desempenho e coordenar processos de acreditação e avaliação dos cursos).

“Os desafios à frente do Departamento de Agrárias e Exatas, que engloba os cursos de Agronomia, Ciência da Computação e Engenharia Civil, podem ser complexos e multifacetados. Os principais desafios são a integração interdisciplinar, a atualização curricular, a gestão de recursos, a capacitação docente, a evasão e retenção de alunos e o fomento à pesquisa e inovação”, apontou o Prof. Dr. Alexandre Simões.

Segundo ele, as estratégias para o desenvolvimento das atividades à frente da pasta compreendem a promoção da interdisciplinaridade, a revisão e atualização curricular, a gestão participativa de recursos, o desenvolvimento de programas de capacitação docente e de apoio ao estudante, além da busca de parcerias e inovação. “Essas abordagens visam não apenas superar os desafios, mas também posicionar o departamento como um núcleo de excelência acadêmica, integrando ensino, pesquisa e extensão de maneira eficaz”, concluiu.

Currículos

Rogério Buchala possui uma sólida formação acadêmica em Ciências Econômicas e é Mestre pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Botucatu, atualmente cursando doutorado na Unesp de Tupã. Com mais de 22 anos de experiência à frente da Buchala Projetos Financeiros, sendo responsável pelo desenvolvimento de uma série de projetos financeiros de impacto nas regiões de Adamantina e Presidente Prudente. Desde 1999, Rogério também atua como professor no Centro Universitário de Adamantina, onde compartilha seu conhecimento e expertise com estudantes, contribuindo significativamente para a formação de novos profissionais ao longo de seus 25 anos de docência. Sua trajetória é marcada pela combinação de experiência prática e sólida base acadêmica, refletindo um compromisso contínuo com o desenvolvimento econômico e a educação.

Bruno Ambrósio da Rocha possui graduação em Farmácia Generalista pelas então Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), em 2010. É especialista em Farmacologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2012, especialista em Fisiologia Humana: Funcionamento do Organismo Humano no Contexto Interdisciplinar (2020) e especialista em Farmácia Estética (2021). Mestre em Ciências Farmacêuticas – Área de Concentração – Produtos Naturais e Sintéticos Biologicamente Ativos – Farmacologia da Resposta Inflamatória (2014), pela UEM, e doutor em Ciências Farmacêuticas – Área de concentração – Produtos Naturais e Sintéticos Biologicamente Ativos – Farmacologia da Resposta Inflamatória (2017) pela mesma instituição. Possui, ainda, pós-doutorado em Ciências Biológicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UEM.

Osmar Pereira da Silva Júnior é “prata da casa” porque tem formação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Adamantina na primeira turma, em 2016. Possui também mestrado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Ilha Solteira na área de Tecnologias Ambientais e doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (USP), realizado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Alexandre Rodrigues Simões possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 1996, mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2000, e graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Adamantina, em 2021. Concluiu o doutorado em Engenharia Química pela UEM em 2024. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Controle de Qualidade, Análise Química e Projetos nas áreas de Águas de Abastecimento e Tratamento de Águas Residuárias. É pesquisador em Nanopartículas envolvendo Pontos Quânticos de Carbono e de Grafeno.

 

Por Daniel Torres

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