31 de outubro de 2023

Adamantinense, Izabela Rodrigues é ouro no lançamento de disco

Adamantinense, Izabela Rodrigues é ouro no lançamento de disco
Izabela Rodrigues garantiu o primeiro ouro para o atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, e Andressa Oliveira de Morais ganhou a prata; as brasileiras tiveram uma atuação consistente e brilharam na abertura das disputas das provas de campo e pista

O Brasil conquistou nesta segunda-feira (30/10) a primeira dobradinha no torneio de atletismo dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, no Estádio Nacional. A paulista Izabela Rodrigues da Silva (IEMA-SP) garantiu o ouro do lançamento do disco, com a marca de 59,63 m. E a paraibana Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros-SP) ficou com a medalha de prata, com 59,29 m, numa verdadeira festa do Brasil. Esta foi a primeira final das provas de campo e pista da competição.

 

Campeã sul-americana de 2023, em julho, em São Paulo, com 62,68 m, Izabela tem uma carreira consistente. Ganhou a medalha de ouro no Mundial Sub-20 de Eugene-2014, nos Estados Unidos, e foi finalista da prova na Olimpíada de Tóquio-2021, por exemplo. Já Andressa é recordista sul-americana da especialidade, com 65,34 m, marca obtida em 2019, em Leiria, em Portugal. A medalha de bronze ficou com a jamaicana Samantha Hall, com 59,14 m.

 

“Estou muito feliz com o resultado, com a minha primeira medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos. Agora quero descansar um pouco, rever minha família e reiniciar minha preparação para Paris”, disse Izabela. “Quero agradecer a todos que me apoiam, agradeço a todos que torcem por mim, ao meu treinador (João Paulo Alves da Cunha), minha namorada… Enfim, a todos que sempre estão comigo. Quero ver minha família e comemorar.”

 

“Apesar de ser meu melhor resultado do ano, não saiu a marca que eu esperava, mas estou muito feliz. Estou bem treinada e o objetivo no ano que vez é quebrar o recorde brasileiro e sul-americano. Quero muito o índice para a minha quarta olimpíada”, comentou Andressa. “Se não era para causar a gente nem vinha”, disse Andressa às gargalhadas acompanhada por Izabela sobre a dobradinha brasileira, que ambas comemoraram muito com o público e na zona mista, nas entrevistas com a imprensa brasileira.

 

A prova contou com participação de 11 competidoras, representando o Brasil, Cuba, Jamaica, Estados Unidos, Chile, México e Argentina. Izabela teve uma atuação constante e conseguiu as duas melhores marcas da prova: além dos 59,23 m, ela lançou também a 59,34 m em sua quarta tentativa.

 

Nas semifinais dos 400 m, os quatro brasileiros passaram para as finais de quarta-feira (1/11). Tiffani Marinho completou a sua série em quinto lugar, com 52.83, passando por tempo. Já Tabata Vitorino terminou em terceiro na sua série, com 55.57.

 

No masculino, Lucas Carvalho da Silva e Lucas Conceição Vilar venceram as duas séries, com 46.79 e 45.76, respectivamente, e estão na final de quarta-feira.

 

E nos 100 m, também semifinal, Erik Cardoso e Felipe Bardi passaram para a final desta terça-feira. Erik venceu a sua série, com 10.43 (0.1) e Felipe ficou em segundo lugar, com 10.33 (-0.1). Já Paulo André Camilo de Oliveira sentiu uma lesão no tendão esquerdo e completou a prova caminhando. Ele vai ver com os médicos se terá condição de disputar o revezamento 4×100 m. “Estava sentindo uma dorzinha, mas nada que me tirasse do Pan. Infelizmente não deu para completar a prova”, disse o velocista, hexacampeão dos 100 m do Troféu Brasil.

 

Na prova feminina, Ana Carolina Azevedo ficou em segundo lugar na segunda série, com 11.64 (0.1) e avançou para final desta terça-feira. Gabriela Mourão, também inscrita, não largou.

 

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

 

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CBAt

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês