3 de setembro de 2021

Adamantina terá Escola Champagnat a partir do próximo ano

Adamantina terá Escola Champagnat a partir do próximo ano
Parceria firmada pelo Grupo Marista com as irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus possibilitou a chegada da instituição Católica e do novo modelo educacional

O Colégio Madre Clélia Merloni será incorporado pelo Grupo Marista a partir do próximo ano e adotará novo modelo educacional, com a gestão da instituição Católica, integrando a educação básica como Escola Champagnat.

As tratativas para a transição dos serviços educacionais estão sendo realizadas há alguns meses, mas foram anunciadas oficialmente nesta semana. Pais de alunos e colaboradores da unidade, receberam comunicado oficial da instituição informando o Plano de Reestruturação Educativa.

Ao longo deste último bimestre as atividades educacionais continuam sendo coordenadas pelas irmãs com o sistema de ensino Rede Sagrado Coração. Com o início do período de matrículas e rematrículas para o próximo ano letivo os pais adamantinenses poderão optar pelo novo e já consagrado modelo de ensino.

Na última terça-feira, o Diário entrevistou as irmãs Maria Cícera, gestora institucional do Colégio Madre Clélia Merloni, e Fabiana Bergamin, gestora executiva da Rede Sagrado Coração, e o irmão Marista Vanderlei Siqueira, diretor executivo de educação básica do Grupo Marista.

“Com grande alegria anunciamos a parceria com as irmãs do Sagrado Coração de Jesus. O objetivo é somar o melhor da tradição em valores humanos e cristãos e a excelência acadêmica, das duas instituições”, destaca Siqueira, que ainda complementa: “Esta marca do Grupo Marista é uma homenagem ao nosso fundador Marcelino Champagnat”.

 

Reestruturação

A gestora executiva da Rede Sagrado Coração, irmã Fabiana Bergamini explicou que a de decisão de reestruturar o projeto educacional do Colégio está fundamentada a um estudo realizado pelo Instituto Apóstolo Sagrado Coração de Jesus, identificou que a atuação estava muito voltada para a área educacional.

“É uma área muito importante, mas percebemos também que os membros do Instituto, as irmãs têm desejo trabalhar em outras áreas, que são necessárias também para a evangelização”, esclarece Bergamini. “Diante deste contexto nós desejamos e começamos a buscar outras formas de apostolado e também começamos a reestruturar a nossa área educacional”, detalha.

Segundo a gestora executiva, atualmente na Província de São Paulo 14 colégios são geridos pelas irmãs do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus e a unidade local é uma das que passará por esse processo de reestruturação.

“Fizemos uma parceria com o Grupo Marista e nessa parceria nós estamos fortalecendo a educação Católica, porque nós entendemos que para o desenvolvimento de uma cidade importante que um colégio também cuide da formação dos educandos. Não poderíamos deixar o município sem uma escola católica. O Grupo Marista dará continuidade a essa missão tão linda, de educar”, salienta.

Bergamini confirmou ainda que a nova gestão manterá os compromissos de formação cristã e ética e pela seriedade e experiência do Grupo Marista. Ela destacou que a partir do próximo ano as irmãs encamparão outras missões, atendendo a pedidos de diversas dioceses espalhadas pelo país.

O resgate das atividades acadêmicas em Adamantina foi apontado pela gestora executiva como grande legado das irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, legado que terá continuidade e poderá ser potencializada com a chegada do Grupo Marista. “Entendemos que agora cumprimos a nossa missão e agora vem uma outra congregação católica, com outro carisma que tem essa missão essencialmente educacional. Eles vão cuidar bem do que nós começamos e nós vamos atuar em outras frentes”, complementa.

O diretor executivo de educação básica do Grupo Marista, irmão Vanderlei Siqueira, aproveitou para agradecer a acolhida e detalhou parte do projeto para a cidade. Ele destacou a existência de uma unidade da Escola Champagnat em Presidente Prudente, e garantiu que o Grupo Marista pretende somar, acrescentando a experiência e aprendizados, com o desejo sempre renovado de formar crianças e jovens, criativos e solidários, que se apaixonem por aprender.

“Este é um momento muito especial para nós, por se tratar de uma parceria dentro da Igreja, que dará continuidade ao legado construído pelas Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e todos aqueles que se uniram a elas nessa jornada”, sublima.

Siqueira observou ainda que a cultura construída até então será respeitada, mas o novo modelo buscará agregar inovação ‘para olhar o futuro com esperança’. “Estamos fazendo uma transferência de CNPJ e não serão feitos desligamentos, rescisões de contratos e as mensalidades terão valores dentro da realidade local”.

A unidade local será submetida a uma direção regional, sob a coordenação de Gleison Gomes Pimentel, diretor da unidade de Presidente Prudente. Um processo de escolha da nova direção da escola foi iniciado, mas ainda sem uma definição.

Ele destacou a infraestrutura existente, mas salientou que mais importante que os tijolos são as pessoas. Segundo ele a formação dos colaboradores e de transformação digital são diferenciais do novo modelo de ensino.

“Queremos encantar as lideranças do colégio, os professores e colaboradores, para que eles também nos ajudem a encantar as famílias com a proposta de manter aquilo que está dando certo e implementar um ensino de excelência acadêmica, que garanta os valores cristãos e humanos, mas também prepare os alunos para os desafios da vida”, destacou. “A gente quer que as famílias nos escolham por opção e não por obrigação”

Quanto à possibilidade de implementar o ensino médio, Siqueira confirmou que um processo de escuta dos anseios da comunidade local e região será realizado e, se houver essa necessidade irá procurar atender essa demanda.

Siqueira convidou a população a conhecer o método de ensino.

 

Mensagem

Irmã Maria Cícera, gestora institucional do Colégio Madre Clélia Merloni, deixou uma mensagem de esperança à comunidade adamantinense. “Agradeço a Deus porque Ele que nos dá essa oportunidade de viver esse momento. O que nos motiva é a esperança de dias melhores, de tempos melhores, e tenho a certeza de todo esse legado que estamos deixando em boas mãos será cada vez mais feito com muita excelência, muita seriedade. Por isso estamos com o coração tranquilo, apertado, porque aqui tem uma história de 71 anos, mas acreditamos nessa força que o Espírito Santo move”.

 

 

Escola Champagnat: ensino com metodologia diferenciada

 

Desde 2019 a cidade de Presidente Prudente abriga a primeira unidade da Escola Champagnat, que oferece uma metodologia diferenciada. A escola tem a chancela do Grupo Marista, que tem mais de 200 anos de tradição, sendo 122 deles no Brasil.

A missão da rede é levar educação de qualidade a preço acessível para o maior número de estudantes possível. Na Champagnat, os estudantes desenvolvem suas habilidades, como autonomia e trabalho em equipe, a partir de projetos, atividades, mão na massa e debates para resolução de problemas, de forma colaborativa.

O Marista Escolas Sociais atende mais de 7.500 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais que ficam em comunidades em vulnerabilidade social de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas.

Os Colégios Maristas são comprometidos com a proposta iniciada há mais de 200 anos por São Marcelino Champagnat: educar e evangelizar crianças e jovens, formando cidadãos virtuosos. Para tanto, assumem Maria como inspiração e fundamentam sua ação na convicção de que, para bem educar as crianças, é preciso, antes de tudo, amá-las de maneira igual.

 

 

Colégio Madre Clélia, 71 anos de relevante contribuição à sociedade

 

DA REDAÇÃO

 

A história do Colégio Madre Clélia é marcada por uma grande contribuição à sociedade adamantinense.

A trajetória desta importante instituição foi tema de dissertação de mestrado da professora Therezinha E. Tofoli. Com o tema “Educação feminina em Adamantina: Instituto de Educação Madre Clélia (1951-1978)”, a publicação é a principal fonte de informações sobre a história do Colégio.

As primeiras Irmãs Apóstolas chegaram à cidade no início da década de 1950, com a intenção de fundar um orfanato. A atuação das irmãs teve fundamental apoio de Jamil de Lima, um dos pioneiros de Adamantina, que tinha uma da filha na congregação;

Jamil de Lima doou para a entidade um terreno na entrada da cidade e, no dia 30 de março de 1950, foi solenemente lançada a 1ª pedra para a construção do prédio onde deveria funcionar o orfanato “Madre Clélia”.

Assim, em 15 de janeiro de 1951 chegaram à cidade a Irmã Imaculada Gulin (Angela Gulin) e mais quatro Irmãs responsáveis pela fundação da instituição.

Em virtude da falta de escolas na região, foi solicitada a modificação do projeto inicial, fundando, então, o Ginásio Madre Clélia, que passou a funcionar em fevereiro de 1952 com aulas do curso primário, em regime de externato voltado exclusivamente ao sexo feminino.

Em 1960, implantou-se também a escola normal. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da cidade, os adamantinenses sentiram a necessidade de uma escola privada de boa qualidade.

Em janeiro de 2002, foram reinaugurados os espaços educativos do Colégio, com o funcionamento da Educação Infantil, trazendo alegria e satisfação à comunidade, pois tinham a certeza de uma escola com formação cristã para os seus filhos.

Ao longo das décadas, o Colégio Madre Clélia sempre tem se destacado em mudanças e realizações que o fazem crescer e enriquecer em experiências educacionais. Desta forma, a sua história se entrelaça com a de Adamantina e região.

Fonte: Jornal Diário do Oeste / Jornalista Everton Santos.

Compartilhe esta notícia