Adamantina supera 800 casos de dengue
Mutirão está no Parque do Sol e Residencial Aliança
Os agentes de Controle de Vetores, bem como os agentes comunitários de saúde, estão visitando as casas e encontrando muitas larvas dos mosquitos.
Ações de combate à dengue
O município continua executando o mutirão “Bota a Dengue pra fora”. As equipes da Secretaria de Obras estão nos bairros: Jardim Universitário, Jardim Barcelona, California Park, Parque dos Pássaros e Jardim Eldorado II.
“Reforçamos que os funcionários da Prefeitura estão recolhendo itens que acumulam água, então coloque para fora pneus, garrafas, pratos de plantas”, pede Franciele.
Todos os munícipes que apresentarem sintomas de dengue devem procurar a sua unidade básica de saúde que é referenciada.
No local, dependendo da situação clínica, o paciente já está recebendo a hidratação e fazendo a coleta do exame de sangue para a sorologia.
Diferentemente do que vinha acontecendo, agora o custeio dos exames fica a cargo do município e eles não serão mais enviados para o Instituto Adolfo Lutz de Marília agilizando os resultados.
No último dia 14 de fevereiro, a Prefeitura de Adamantina declara situação de emergência na saúde pública municipal e determina atividades preventivas contra o vírus da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
A medida foi tomada levando em consideração que a dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes Aegypti e Existem quatro distintos, porém intimamente relacionados, sorotipos do vírus que causa a dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e que no momento o sorotipo DENV-1 é o que está circulando no município.