Adamantina sedia treinamento intermunicipal de combate a incêndios

Treinamento foi ministrado pelo Sargento do Corpo de Bombeiros de Adamantina PM Valente

Foi realizada na sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Adamantina (SAAMA) treinamento de combate a queimadas com os municípios de Sagres, Adamantina, Lucélia, Mariápolis, Pracinha e São João do Pau D’Alho.

A atividade atende a diretiva do Município VerdeAzul intitulada de Qualidade do Ar. Ao todo, participaram do treinamento ministrado pelo Sargento do Corpo de Bombeiros de Adamantina PM Valente, 26 pessoas entre funcionários e brigadistas dos municípios.
Em sua explanação teórica, o Sargento do Corpo de Bombeiros passou aos participantes noções básicas sobre o fogo. Ele ensinou como reconhecer o fogo, a classe, o tipo, como fazer uso dos extintores e qual é o modelo mais indicado para cada tipo de situação.

Além disso, os brigadistas e funcionários foram orientados a respeito da melhor maneira para agir em caso de fogo, como evacuar o local com calma e tranqüilidade, como auxiliar as pessoas com dificuldade de locomoção e quais são os procedimentos que devem ser seguidos para que tudo seja feito com segurança.
Após a parte teórica, os participantes aprenderam a usar hidrantes, abafadores, bombas costais e outros equipamentos.

A ação foi importante para agregar relações com os municípios vizinhos, pois as queimadas acontecem em propriedades rurais e o município limite tende a ser acionado para trabalhar em equipe com os demais para que o incêndio seja combatido de forma mais eficiente.

Durante o encontro, ficou acordado ainda que como não são todos os municípios que possuem caminhão tanque de água, em caso de incêndio, a cidade mais perto cederá o mesmo para auxiliar no combate ao fogo.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato

Redação – Kako de Oliveira

Compartilhe esta notícia: