29 de abril de 2025

Adamantina sedia Inter Apaes com provas de atletismo nesta quarta-feira (30)

Adamantina sedia Inter Apaes com provas de atletismo nesta quarta-feira (30)

Nesta quarta-feira, 30 de abril, a partir das 8h30, o Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo, em Adamantina, será palco do Inter Apaes – Conselho Estrelas da Alta Paulista. O evento reunirá delegações das Apaes de Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz, Pompéia, Tupi Paulista e Dracena, com competições na modalidade atletismo.

A iniciativa faz parte do calendário esportivo promovido anualmente pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes), que incentiva todas as instituições a organizarem atividades esportivas regionais. Segundo Mariane Kamille Zaparolli, professora de educação física da Apae de Adamantina e vice-coordenadora esportiva do conselho regional, a participação ativa das Apaes fortalece a inclusão por meio do esporte. “Em março participamos do campeonato de vôlei em Tupã. Agora, em abril, recebemos o atletismo. Os atletas que se destacarem poderão avançar para as Olimpíadas Estaduais da Feapaes, que este ano acontecerá em Votuporanga”, explica.

Para a diretora pedagógica da Apae de Adamantina, Franciele Gomes da Pena Temporim, o evento vai além da competição. “Nosso objetivo é promover a inclusão, superação e participação integrada dos nossos alunos em um ambiente saudável e competitivo. O mais importante é fazer com que nossos atletas se sintam protagonistas. É um dia só deles”, afirma.

A expectativa é reunir cerca de 120 participantes, entre atletas e professores. Os melhores colocados serão premiados e poderão representar a região no campeonato estadual, mas todos receberão medalhas de participação como forma de incentivo.

Franciele destaca ainda a importância da colaboração institucional para a realização do evento. “Agradecemos à Feapaes, à Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Esportes, e à FAI, com os cursos de Educação Física, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia, além da Special Olympics, que apoia por meio do programa de extensão da FAI. Esse trabalho conjunto transforma vidas através do esporte”, finaliza.

Compartilhe esta notícia