3 de março de 2022

Adamantina registra mais de 7300 pessoas com a 3ª dose em atraso

Adamantina registra mais de 7300 pessoas com a 3ª dose em atraso

Um balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Adamantina, por meio da Vigilância Epidemiológica, apontou que 7342 pessoas estão com a 3ª dose atrasada e 1253 munícipes estão com a 2ª dose também em atraso.

A terceira dose pode ser aplicada nas pessoas que já receberam a 2ª dose há pelo menos 4 meses. Contudo, se a pessoa teve COVID-19 e já deveria ter tomado a 3ª dose precisa esperar 30 dias.

“No mês de janeiro e fevereiro, registramos uma elevação nos números de casos e tivemos óbitos infelizmente. Por isso, mais uma vez reforçamos a necessidade de tomar a 3ª dose”, afirma o secretário de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

A imunização segue acontecendo no Centro Integrado de Saúde (CIS) de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13 às 17h e todos os imunizantes estão disponíveis. Aqueles que ainda não receberam a primeira dose também podem receber a vacina.

4ª dose

A 4ª dose está sendo aplicada nos imunossuprimidos e já podem receber o imunizante também os adolescentes que tem entre 12 e 17 anos que apresentam:

– Diabetes mellitus;

– Pneumopatias crônicas graves;

– Hipertensão arterial resistente;

– Hipertensão arterial estágio 3;

– Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

– Doenças cardiovasculares;

– Doenças crônicas;

– Doenças neurológicas crônicas;

– Doença renal crônica;

– Imunocomprometidos;

– Hemoglobinopatias graves;

– Obesidade mórbida;

– Síndrome de down e

– Cirrose hepática.

As pessoas que se enquadrem em uma ou mais comorbidades podem procurar o CIS para receber o imunizante, mas para isso será preciso apresentar atestado médico. A 4ª dose no imunossuprimido é aplicada 120 dias após a terceira.

Crianças

A imunização das crianças que tem entre 5 e 11 anos também segue.  A Vigilância Epidemiológica pede aos pais/responsáveis que forem levar a criança para receber a vacina que apresentem o Cartão SUS da criança, pois muitos ainda não tem CPF e a aplicação da dose precisa ser cadastrada no sistema.

Para tornar o processo mais ágil, os pais ou responsáveis podem fazer o cadastro da criança no https://www.vacinaja.sp.gov.br/

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia