Na manhã de hoje (28), foi realizada na cidade de Presidente Prudente o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista. Adamantina recebeu o título de Projeto Inovador – Oeste Paulista, referente à iniciativa “Câmeras de Videomonitoramento”, por ser destaque entre as cidades da região.
O projeto desenvolvido na cidade resultou de uma parceria entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário. Foram instaladas 83 câmeras que funcionam simultaneamente em 24 pontos da cidade. Os arquivos gerados ficam à disposição das Polícias Civil e Militar.
As imagens coletadas 24 horas por dias permanecerão em bancos de gravação e serão usados de forma exclusividade para prevenção e repressão de ilícitos.
Foram adquiridos postes, instrumentos de energia (fontes especiais com capacidade a modulação e picos de energia), câmeras (fixas e móveis), aparelhos de gravação (de ultima geração já preparados para a tecnologia 4K, com 24 terabytes de memória), computadores (que ficarão nas Polícias) e telas de monitoramento, que absorveram R$ 119.473,19 do fundo de penas alternativas do Poder Judiciário desta comarca.
O município cedeu ao projeto parte dos materiais elétricos e de fixação das câmeras, além de toda mão de obra de instalação dos pontos de monitoramento.
Sobre – O objetivo do Projeto Inovador – Oeste Paulista é valorizar iniciativas regionais de gestões que buscam técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e que geram resultados positivos para a gestão pública e vida dos cidadãos.