Rádio Life FM

Adamantina realiza diversas ações ambientais

Devido à pandemia, nenhuma ação será executada em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), realiza diversas ações pontuais em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). Esse ano, em virtude da pandemia, nenhuma ação será realizada.

No entanto, a pasta executa atividades que ocorrem durante o ano todo. Entre elas, está o Programa de Educação Ambiental “Escola Sustentável”.
Esse programa visa à capacitação de alunos do ensino fundamental por meio de palestras e atividades constantes no Programa de Educação Ambiental. As atividades são mensais realizadas no Centro de Educação Ambiental (CEA), pois o objetivo é conscientizar os pequenos desde cedo.
O CEA é a instalação modelo do município. O local está apto a receber visitantes, palestras e/ou reuniões que envolvem o tema ambiental. O CEA está localizado no Horto Florestal do município. Contudo, devido à pandemia o local está fechado para visitação.

Adamantina por três anos consecutivos conquistou o selo de município VerdeAzul. O programa estadual tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Além disso, o programa ainda deseja que as prefeituras desenvolvam políticas públicas e estratégias para que o todo estado seja sustentável.

Adamantina ainda é o único município brasileiro que foi contemplado com o Projeto EuroClima+. Com investimento de mais de um milhão de reais, o objetivo principal do EUROCLIMA+ é promover o desenvolvimento sustentável e resiliente as mudanças climáticas na America Latina buscando beneficiar as populações mais vulneráveis.

O projeto consiste em realizar o composto orgânico com restos oriundos de podas de árvores e resíduos orgânicos. O Projeto Eficiência Energética que é executado em parceria com a Energisa também tem como foco o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, por meio do balanço energético positivo e da diminuição do lixo urbano promovido produzido na cidade.

A compostagem tem como função eliminar parte do problema dos resíduos sólidos urbanos, pois da destino útil aos resíduos orgânicos. E o produto final esta sendo é doado a 61 produtores rurais do município.

O município também conta com a coleta seletiva como forma de diminuir a produção de lixo, contribuindo com o meio ambiente e, ainda, gerando renda, considerando que encontra-se em execução a construção de um barracão que abrigará a cooperativa de catadores que está formalizada. Além do barracão, serão disponibilizados no local equipamentos e maquinários.

Outra ação de meio ambiente é a troca do óleo usado por óleo novo. Todo munícipe pode levar até a SAAMA quatro litros de óleo usado e ele receberá um litro de óleo novo.

Na SAAMA, é possível ainda fazer o descarte de lixo eletrônico e lâmpadas usadas. Vale ressaltar que Adamantina agora conta com a Nova Alta Paulista Ambiental (TCL) que recentemente conseguiu a Licença de Operação para que o aterro sanitário entrasse em operação na cidade.

A medida é benéfica para o município em ambos os sentidos, porque o descarte de lixo será feito de forma correta e a empresa instalada no município gerará emprego e renda.

Ainda pensando no meio ambiente, Adamantina conquistou o 6º lugar no ranking brasileiro de Gestão De Esgoto, Água E Resíduos Sólidos entre as as cidades com até 100 mil habitantes no Brasil.

Para fazer o ranqueamento, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) levou em consideração a distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto – que são serviços prestados pela Sabesp –, além de coleta e destinação correta de resíduos sólidos.

A Prefeitura de Adamantina também substituiu 800 pontos da área central por lâmpadas de LED por meio de uma chamada pública de eficiência energética com a Energisa.

O objetivo do projeto visa promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais para combater o desperdício da energia elétrica.

As quadras, o parque infantil e a academia ao ar livre também ganharão iluminação de LED. Para isso, a Prefeitura usará recursos próprios mais a emenda repassada pelo estado, pois a cidade agora é Município de Interesse Turístico.

A SAAMA auxilia produtores na recuperação das Áreas de Preservação Permanente que são as nascentes. Para isso, a secretaria também mantém o viveiro municipal de mudas em funcionamento desde o ano 1983.

Na SAAMA os munícipes podem retirar mudas de espécies arbóreas gratuitamente, tanto para a área urbana quanto área rural.

“A Prefeitura executa diversas ações, porém não só no dia mundial do meio ambiente como cotidianamente, nós precisamos pensar de forma sustentável e agir seguindo o mesmo princípio, pois só assim teremos um mundo melhor”, pede o secretário da SAAMA, Emerson Baptiston.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato

Sair da versão mobile