19 de agosto de 2019

Adamantina disponibiliza vacina de sarampo em todos os postos de saúde

Adamantina disponibiliza vacina de sarampo em todos os postos de saúde

Há pelo menos 12 anos a cidade não registra casos da doença

O sarampo está se alastrando pelo país. No estado de São Paulo são 1.220 casos da doença, trazendo alarde em toda população. A cada dia aumenta o número de municípios paulistas com casos confirmados. Mas, por enquanto, Adamantina não está na lista de cidades com registros positivos e nem suspeitos.

A Administração Municipal informou que há pelo menos 12 anos o município não registra caso da doença. O dado considera desde o ano de 2007, quando houve a unificação do sistema – SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).
A situação favorável da cidade não significa que a população deve ficar tranquila em relação à doença, já que o fenômeno de crescimento dos casos em todo o país é atribuído à baixa cobertura vacinal.

Campanhas em todo o estado de São Paulo visam vacinar adultos jovens e reforçar a proteção entre crianças menores de um ano, principalmente em municípios consideradas prioritários.

Apesar não estar entre as cidades com surto ativo da doença, Adamantina disponibiliza vacina que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola em todas as Unidades Básicas de Saúde. “É fundamental manter a vacinação de rotina das crianças independentemente da ocorrência de surtos”, enfatiza a gestão municipal.

O Ministério da Saúde alerta aos pais, mães e responsáveis que vão viajar com os filhos de seis meses e menores de um ano de idade para municípios em situação de surto ativo do sarampo no país.

A recomendação é que todas essas crianças, nesta faixa etária, sejam vacinadas contra a doença, no período mínimo de 15 dias, antes da data prevista para a viagem.

Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país. Atualmente, 43 cidades em três estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia) se mantêm com surto ativo, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados da doença.

 

Informações – Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês