Em mais um ano, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal, apoiou o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. Ao todo, 1008 ações de cunho social realizadas beneficiaram 4,3 milhões de pessoas nas comunidades de 610 cidades até o dia 13 de agosto. Para fazer as ações acontecerem, a instituição contou com o apoio de mais de 30 mil voluntários, entre eles, seus próprios colaboradores. Na edição deste ano, as ações ligadas ao Dia C iniciaram antes mesmo da data de celebração, em 4 de julho, e se prolongam até o final de 2020.
As iniciativas do movimento estão alinhadas com os “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e contam com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A data é marcada pela realização de diversas ações com foco em responsabilidade social nas áreas da saúde, educação, lazer e meio ambiente promovidas pelos sete ramos de cooperativismo atuantes no país (agropecuário; consumo; crédito; infraestrutura; saúde; trabalho produção de bens e serviços; e transporte). O objetivo do movimento é transformar a realidade de comunidades por meio da prestação de serviços.
Entre as ações realizadas este ano destacam-se as doações de cestas básicas, produtos de limpeza, doações de sangue e até uma proposta de levar afeto e atenção a idosos em meio à pandemia, convidando os cidadãos a ligarem para pessoas da terceira idade de sua rede de relacionamento. Em 2019, do total de ações realizadas no Dia C, 765 delas foram promovidas pelo Sicredi, beneficiaram mais de 260 mil pessoas e envolveram 21,7 mil voluntários.
“Em mais uma edição do Dia de Cooperar, por meio de suas 109 cooperativas de crédito, o Sicredi cumpriu com o compromisso de promover o desenvolvimento econômico e social nas comunidades onde estamos presentes. Tivemos um aumento expressivo no número de ações, voluntários e, consequentemente, beneficiados com as iniciativas e isso mostra o poder de mobilização da nossa instituição neste momento delicado que a sociedade está passando”, explica Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi. “Todas as iniciativas deste ano foram realizadas com a ajuda de plataformas digitais para garantir a segurança de todos os envolvidos no projeto, sem deixar de lado a premissa de sensibilizar as pessoas e estimular a realização das ações de benefício social”, complementa.
Na região de centro-oeste do estado de São Paulo, a Sicredi Centro Oeste Paulista realizou inúmeras ações, mobilizando seus mais 200 colaboradores. Entre os destaques, estão a doação de produtos por parte dos associados através do aplicativo Sicredi Conecta, a ação de apoio à MEIs e Microempreendedores, associados da cooperativa, através do movimento “Eu coopero com a Economia Local” e a ação “Compartilhe Amor Sendo um Doador”, uma parceria com o Hemocentro de Marília para incentivar a doação de sangue.
“Nossas ações estão sempre alinhadas com aquilo que acreditamos, com aquilo que queremos entregar de valor para a comunidade onde estamos. Mais do que doar produtos por um aplicativo, pensamos em unir quem quer doar, quem precisa manter seu faturamento e quem precisa receber a doação de modo simples: O Sicredi Conecta, aplicativo de Marketplace do Sicredi, onde cada um dos 10 municípios que contam com uma agência da cooperativa fez parceria com um associado e, os itens comprados por outros associados, na segurança de seus lares, serão destinados às instituições locais, atendendo famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade.” Diz o presidente da Sicredi Centro Oeste Paulista, João Alberto Salvi.
Ildo Wilde, diretor executivo da cooperativa, comenta sobre o movimento de auxílio aos MEIs e microempreendedores associados do Sicredi. “Nosso movimento ‘Eu coopero com a Economia Local’ tem rendido bons frutos à comunidade. Além de promover o comércio da cidade e manter os recursos na região,