A instituição Capaz, que desenvolve projetos sociais e profissionalizantes para jovens, foi fundada em 1963 no dia de 10 de fevereiro, chamada de Polícia Mirim.
A comemoração foi marcada pela homenagem a Noêmia Ciote Pinto Silva Brito, que participou da instituição desde a sua origem.
Noêmia Ciote teve o seu nome dado ao auditório da instituição, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição. Ela discursou para o público presente e para a jornalista Lucia Prado, agradecendo o convite e incentivando as pessoas a apoiarem os projetos sociais. Ela disse: “Quando recebi o convite, disse, não morri para ser homenageada, depois pensei melhor e aceitei, não se trata de querer valorização e sim motivar as outras pessoas a acreditarem e ajudarem em projetos sociais”.
A instituição Capaz atende atualmente 350 jovens aprendizes e 310 nas modalidades esportivas de futsal, futebol de campo e voleibol. Um dos projetos de destaque é o de assistência a jovens que passaram pela Fundação Casa, oferecendo capacitação e oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
A coordenação da equipe de 17 funcionários é feita por Jaqueline Modesto Ruiz, com uma gestão humanizada. A presidente atual é Marineide Baraldi, que acompanha de perto os trabalhos da instituição.
A cerimônia de comemoração dos 60 anos contou com a presença de autoridades, imprensa e empresários. Houve também apresentação de coral de jovens da instituição, depoimentos de empresários, jovens que estão trabalhando e colaboradores, que ressaltaram a importância da instituição para Adamantina e região.