12 de abril de 2023

A fidelidade é uma virtude

A fidelidade é uma virtude

Fidelidade a mim e fidelidade às outras pessoas. O que é mais importante? Provavelmente uma não exclui a importância da outra. Eu devo ser fiel a mim, não posso deformar-me, mas viver em consonância interior, segundo aquilo que é o meu ser. Se a fidelidade à outra pessoa for destruir a fidelidade a mim, eu não consigo manter a fidelidade ao outro. Fidelidade à outra pessoa significa: Você pode confiar em mim; estou ao seu lado assim como você é. Fidelidade a uma outra pessoa também não significa que me deixe arrastar por ela para o mal. Eu sou fiel, mas não me deixo arrastar, estou a seu lado, não deixarei que caia se descobrir em você algo que não me agrada.

Algumas pessoas acham que não posso prometer fidelidade porque eu mesmo mudo continuamente e a outra pessoa também muda. Fidelidade é de fato a promessa de permanecer fiel a mim e a outra pessoa, apesar das transformações que ocorrem em mim e também nela. Digo sim a uma pessoa, a qual não sei em que direção ela vai mudar. Neste sentido a fidelidade é também um risco e um desafio, mas nesse desafio está o desejo de resumir minha vida em uma palavra: Sim! É a única palavra na qual pode confiar a outra pessoa, e eu também. A fidelidade é uma atitude, uma virtude.

Para os cristãos, a fidelidade de Deus para conosco é uma razão por que nós não podemos ousar também ser fiéis. Por trás está a certeza, Deus permanece fiel, mesmo quando somos infiéis a nós mesmos. Sua fidelidade permite sempre mudança de rumo e regresso. A sabedoria Bíblica, no livro da Sabedoria diz: “Amigo fiel é refúgio seguro, quem o encontra, encontra um tesouro. Amigo fiel não tem preço, não há medida para o seu valor, amigo fiel é um elixir de longa vida, os que temem o senhor, o encontrarão”.

 

 

 

Padre Ezequiel Dal Pozzo

Compartilhe esta notícia