21 de fevereiro de 2025

Mais calor: Energisa reforça dicas para evitar desperdício de energia e prevenir acidentes elétricos

Mais calor: Energisa reforça dicas para evitar desperdício de energia e prevenir acidentes elétricos
Falta um mês para o fim do verão, mas até lá a região ainda deve sentir as altas temperaturas. E, de olho na previsão, a Energisa reforça as orientações à comunidade sobre como usar a energia de forma consciente, evitando o desperdício e a alta no consumo. Além disso, a distribuidora alerta para as ocasiões em que pode haver superaquecimento de plugues e tomadas, com consequências ainda mais graves.
O cordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, relembra que o uso prolongado de equipamentos como ar-condicionado, climatizadores e ventiladores já é um dos fatores que favorecem o aumento no consumo de energia.
Da mesma forma, outros equipamentos de refrigeração como geladeiras, freezers e bebedouros de água demandam mais energia nos dias quentes.   “No caso das geladeiras e refrigeradores, esses trabalham na potência máxima para dar conta de manter a temperatura baixa para conservação de alimentos e bebidas, o que contribuir para um maior gasto de energia, se comparado a outro período de clima mais ameno”.
Dicas para o dia a dia
Por mais calor que esteja, deixe o ar-condicionado a 23ºC, uma temperatura agradável e que proporciona conforto para qualquer ambiente. Também mantenha as janelas e portas fechadas enquanto o equipamento estiver ligado, para minimizar a troca de calor, e limpe ou troque os filtros de ar. Se estiver pensando em adquirir um aparelho novo, prefira os que tenham o Selo Procel, garantia de boa eficiência energética.
Se você costuma usar apenas ventiladores, é importante lembrar que esses aparelhos não resfriam o ambiente, por isso não devem ser deixados funcionando em lugares vazios, pois desperdiçam energia.
“Outra dica bastante relevante é em relação a geladeiras e freezers: confira se a borracha de vedação está em boas condições e evite o abre e fecha das portas sem necessidade. Cada vez que a porta é aberta, o ar quente entra e é acionado o motor para restabelecer a temperatura interna. Não guarde alimentos e líquidos quentes, nem forre as prateleiras com plásticos ou panos, porque também atrapalha a circulação interna do ar”, detalha Thiago.
E, na hora do banho, incentive toda a família a usar o chuveiro na posição “verão” ou “desligado”, aproveitando a sensação térmica mais agradável da temperatura da água.
Risco de acidentes
Instalações malconservadas, “gambiarras” e até uso de materiais inapropriados na fiação elétrica potencializam os riscos de acidentes.
Por isso, evite o uso de Ts [benjamins] ou extensões para ligar vários equipamentos na mesma tomada. Também fique atento em situações de queda frequente do disjuntor, cheiro de fio queimado, escurecimento ou aquecimento de plugues e tomadas. Esses sinais não devem ser ignorados, pois podem ocasionar fuga de energia, curto circuito, choque elétrico e até um incêndio de grandes proporções.
“Com eletricidade não se se brinca, qualquer erro pode ser fatal. Ao perceber um desses sinais, contate um eletricista profissional para avaliar as condições e riscos das instalações da sua residência”, finaliza Thiago.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês